Meio AmbienteSlide

Monitoramento participativo de rios urbanos em Santa Teresa

Está em vias de implementação em Santa Teresa um projeto do programa “ciência cidadã” que visa o monitoramento dos rios urbanos do município em parceria com a sociedade. A ação é baseada na experiência adquirida na metodologia aplicada em 12 municípios de Minas Gerais que resultou na publicação do livro “Monitoramento Participativo de Rios Urbanos por Estudantes-Cientistas”, que em sua apresentação promete construir a tão desejada ponte entre a ciência e a sociedade e romper com as amarras do passado, iniciando uma caminhada que leva o saber acadêmico à população, especialmente os conhecimentos sobre recursos hídricos, estratégicos para o desenvolvimento humano.

WhatsApp-Image-2020-01-23-at-12.19.40 Monitoramento participativo de rios urbanos em Santa Teresa
Natural de Belo Horizonte/MG, Juliana Silva França é bióloga, Dra em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Atualmente é bolsista PCI do Inma (Instituto Nacional da Mata Atlântica)-MCTIC em Santa Teresa/ES.

A ocupação desordenada em centros urbanos tem sido um dos principais problemas contemporâneos, com efeitos negativos para a biodiversidade aquática e serviços ecossistêmicos, incluindo abastecimento humano. O envolvimento da população na pesquisa científica potencializa ações de conservação, gestão e manejo por meio da participação social na produção de conhecimento científico como praticantes de ciência cidadã. Nesta perspectiva, estamos propondo um programa de monitoramento participativo de rios urbanos na região de Santa Teresa em parceria, especialmente com escolas de ensino básico, professores e estudantes. Nossa proposta tem uma metodologia simplificada que é cientificamente validada podendo ser efetivamente utilizada para superar tanto a carência de monitoramento ambiental de corpos d’água como a conscientização da sociedade sobre formas de melhorar a qualidade das águas da região.

WhatsApp-Image-2020-01-23-at-12.19.39-1-1024x768 Monitoramento participativo de rios urbanos em Santa Teresa

Esse método foi utilizado com sucesso em 12 municípios de Minas Gerais e gerou um livro didático que aborda bases conceituais, metodologias e enfoques para replicação de nossa experiência em monitoramento participativo. O livro relata experiências em ciência cidadã voltadas para professores e estudantes no desenvolvimento de projetos de avaliação de qualidade ambiental e monitoramento de qualidade de águas em áreas urbanas. Nossa metodologia é aplicada através de índices de avaliação de habitats físicos, uso da terra, classificação de águas com base na legislação ambiental e um índice biológico de invertebrados aquáticos. Nossa ambição é que estas atividades sejam inseridas nos municípios da região serrana do estado do Espírito Santo, com atividades inovadoras e diversificadas, contribuindo para a formação de jovens cidadãos conscientes e participativos para manutenção das águas da região.

WhatsApp-Image-2020-01-23-at-12.19.39-714x1024 Monitoramento participativo de rios urbanos em Santa Teresa