Montanha de lixo represado na Penha
Uma montanha de lixo está represada no rio Timbuí próximo ao depósito de eucalipto da Suzano. Moradores da região disseram que começaram a limpar e a liberar os resíduos, mas o volume foi muito grande e eles não deram mais conta.
O ambientalista Nilton Broseghini diz que não é fácil conscientizar o povo de Santa Teresa. Essa é uma luta que travamos há bastante tempo, desde quando Magaly era secretária de meio ambiente, onde escrevemos um projeto para fixar telas nas pontes para reter os resíduos, era um projeto a ser desenvolvido em parceria com os Bombeiros Voluntários, mas na época precisávamos de uma mão de obra da prefeitura para manusear as toneladas de lixo e carregar para uma disposição adequada, mas o poder público deu para trás, agora esses resíduos aí vão tudo para dentro da reserva e depois para outros municípios que não têm culpa de receber o lixo destinado por nós. Fico pensando nisso e não sei quando virá a solução. E as pessoas que jogam lixo no rio têm que ser punido, têm que começar a punir, já não sei mais o que faço, estou muito triste com essas coisas, mandei fazer uma rede para eu limpar pelo menos aqui em frente da minha casa”. Desabafou.
O agricultor Sebastião Nunes disse que isso não deveria acontecer, pois o povo já devia saber das consequências que isso traz. “Isso não se deve somente à política ou de gestão, mas à educação ambiental, se deve principalmente à falta de compromisso da sociedade com a preservação do meio ambiente. Todo o lixo descartado de uma forma incorreta irá em algum momento para os rios e consequentemente para o mar. Temos que fazer nossa parte enquanto cidadão consciente dos nossos deveres. Reciclar e reaproveitar sempre que possível e fazer o descarte correto do lixo doméstico. É lamentável assistir um vídeo como esse e saber que somos nós os responsáveis por isso”. Lamenta.