Muqui recebe Romeu e Julieta no Paraíso
“A possibilidade de nos apresentarmos em Muqui, surgiu através de um e-mail de Jussan Silva enviada à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Santa Teresa, só temos a agradecer ao Jussan e à Secretaria. Muitas coisas boas ainda virão!”
A cidade de Muqui no sul do Espírito Santo recebe no dia 24 de agosto a peça “Romeu e Julieta no Paraíso” apresentada pela companhia Rizzo, com a participação dos alunos da oficina de teatro da Prefeitura Municipal de Santa Teresa.
A apresentação acontece no teatro Neném Paiva em duas sessões: às 14h e 17h. Vendas de ingressos na sorveteria Brebruand.
Segundo a atriz Izadora Veronez, a experiência de apresentar em Muqui é incrível. Apresentamos no nosso município e a plateia gostou demais do espetáculo, isso me motiva a apresentar e conhecer Muqui, espero que todos gostem. Estou muito animada. Conta.
O ator Solimar Leite diz que é um grande passo para companhia e uma grande realização. “Não só pra mim, mas toda a equipe por trás disso, espero que os Muquienses gostem e se divirtam com o espetáculo, estamos ansiosos. Explica.
De acordo Flávio Spiess, as oficinas de teatro são oferecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura desde 2012. “Foram realizadas inúmeras apresentações em Santa Teresa. No entanto, o talento dos alunos é muito interessante e isso me motiva demais no sentido de tentarmos novas possibilidades. Já nos apresentamos em Colatina, Itaguaçu, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Vila Velha e agora Muqui.
Para nós, Muqui não será “apenas” uma apresentação. Quando falamos na Rizzo Companhia de Teatro, precisamos pensá-la também como empresa e, como empresa, ela também tem as suas metas. Então, pensamos no município de Muqui como um ponto estratégico de divulgação do grupo. Isso poderá ser muito importante para nós num futuro à médio prazo. Estamos muito contentes e ansiosos.
Romeu e Julieta no Paraíso
O espetáculo “Romeu e Julieta no Paraíso” é um texto do dramaturgo paulista Paulo Sacaldassy e é a segunda vez que a Rizzo monta o espetáculo – a primeira aconteceu em 2016. O texto “brinca” com a questão da falta de comunicação entre as pessoas. Mesmo sendo uma dramaturgia cômica, a Rizzo faz uma reflexão sobre a falta de comunicação, que pode acarretar vários problemas no nosso dia a dia.
Neste espetáculo, os alunos Solimar Leite e Izadora Veronez interpretam cinco personagens. A técnica é de responsabilidade de Fernanda Freitas e Flávio Spiess. E a direção é de Flávio Spiess.
Oficinas de Teatro em Santa Teresa
Este projeto teve o seu início em 2012, graças à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Santa Teresa – ES, e contou até hoje com 190 alunos aproximadamente. Graças ao projeto, está sendo possível desenvolver muitos trabalhos interessantes, onde podemos destacar por exemplo, o Intest ES (Intercâmbio Internacional de Teatro de Santa Teresa – ES), onde grupos de teatro do exterior – principalmente sul-americanos – realizam uma “troca de saberes”, e o público tem o privilégio de acompanhar espetáculos belíssimos, de altíssima qualidade.
Tanto as oficinas de teatro no município, como o intercâmbio internacional – que ocorre sempre em novembro – é executada pela Rizzo Companhia de Teatro, através do ator e diretor catarinense (Timbó – SC) Flávio Spiess.