CulturaSlide

Myrian no Vitória em Arte

A XIV edição do Vitória em arte, que tem início dia 10 de setembro, vai homenagear os imortais da literatura capixaba, o folclorista Guilherme Santos Neves foi indicado pela artista plástica Myrian Loureiro.

WhatsApp-Image-2021-09-15-at-15.23.58-300x267 Myrian no Vitória em ArteA nossa artista plástica representante de nossa terra, Myrian Loureiro estará participando do XIV Vitória em Arte aos Imortais, nesta edição o Sindiappes comemora o centenário da Academia Espírito Santense de Letras, homenageando os imortais da literatura capixaba.

Myrian explica que cada artista participante da exposição, escolhe um dos imortais da academia Espírito-santense de Letras para homenagear, Myrian escolheu um de seus professores, o teresense ilustre, Dr. Guilherme Santos Neves e vai levar para a exposição sua mais recente obra Singelas Orquídeas de Santa Teresa. “Fiquei muito feliz e honrada com o convite, o Vitória em Arte é uma grande celebração em torno da produção em artes visuais. Põe a arte e o artista em evidência, dá visibilidade à produção artística. Um espaço para o público apreciar e conhecer a produção de nosso estado”. Afirma.

WhatsApp-Image-2021-09-03-at-21.37.03-copiar-224x300 Myrian no Vitória em Arte
Obra de Myrian Loureiro exposta na 14ª edição do Vitória em Arte “Orquídeas de Santa Teresa”.

A Exposição Vitória em Arte 2021, está na sua 14ª edição e é realizada pelo Sindicato dos Artistas Plásticos

 Profissionais do Espírito Santo (Sindiappes). O evento reúne mais de 50 artistas

 capixabas. A exposição será aberta no dia 10 de setembro na Galeria Virgínia

 

 Tamanini, na cidade alta, em Vitória.

Guilherme Santos Neves

Um dos estudiosos mais destacados da sua geração, o escritor, professor e folclorista Guilherme Santos Neves, iniciou suas pesquisas na década de 1940. Nascido em Porto Final, distrito de Mascarenhas, Baixo Guandu, Guilherme formou, ao lado de Renato Pacheco e Hermógenes Lima Fonseca, a chamada Santíssima Trindade do folclore capixaba. Suas atividades de pesquisa do folclore capixaba cobriram quase todo o Estado. O pesquisador produziu em centenas de estudos sobre as mais diferentes manifestações folclóricas e deixou um legado de milhares de fotografias, inúmeras gravações em áudio e vários filmes.

gsn01web-8567-523723f8b110c Myrian no Vitória em Arte
Guilherme Santos Neves ao lado da esposa Marília Monteiro de Almeida, filha do engenheiro Ceciliano Abel de Almeida.
Guilherme faria 97 anos no último sábado (14). E em 1932, casou-se com Marília Monteiro de Almeida, filha do engenheiro Ceciliano Abel de Almeida. Tiveram três filhos. Dois são escritores, renomados: Luiz Guilherme Santos neves e Reinaldo Santos Neves.
O livro
O lançamento do livro Guilherme Santos Neves, da Coleção Grandes Nomes do Espírito Santo, acontece nsta quinta-feira (19), a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo. Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória. Entrada gratuita.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408