CulturaSlide

Na argila, a criação, a ternura e a divindade da sagrada família

A 2ª Exposição de Presépios de Santa Teresa abre para o público no sábado (04) e vai até o dia 26 de dezembro. Durante a mostra, os visitantes poderão votar em um trabalho até o dia 17 e ajudar eleger os finalistas. os vencedores serão divulgados no dia 18.

Ao visitar, leve um quilo de alimento não perecível para ajudar as famílias do município.

Nascida em Vitória, a biomédica Lidiani Silva, moradora de Cariacica, molda suas impressões e emoções na argila.WhatsApp-Image-2021-12-02-at-21.49.32-262x300 Na argila, a criação, a ternura e a divindade da sagrada família

STN – O que você está achando do concurso?

Lidiani – Excelente oportunidade para todas as pessoas que querem expressar de maneira sensível a memória, sentimentos, símbolos e tantos outros aspectos que são interiorizados da experiência que é feita neste tempo do Natal e favorece aos visitantes da exposição a contemplação da beleza  da obra de cada artesão. Vejo também que o presépio tem o potencial de ser um sacramental e assim fortalecer a nossa esperança no Emanuel, o Deus conosco.

STN  – Qual a importância do  Natal e do presépio na sua vida, que recordações você tem do Natal? 

Lidiani – Para mim, esta é a liturgia mais bela que celebramos, e o presépio em si me sugere que o sentido de tudo está no Amor. Vejo que a força deste amor mover muitos corações para encontros com pessoas que já se ama e até mesmo de pessoas desconhecidas através das ações solidárias. É uma graça contarmos com a força deste amor, entretanto é preciso nutrí-lo ao longo do ano e talvez seja interessante continuarmos contemplando o presépio até mesmo fora deste tempo, pois o mistério do Natal do Senhor é tão grande que ele tem muito a nos falar e ensinar.

STN  – O que te motivou a se inscrever no Concurso de Presépios?

Lidiani – Estou dando os primeiros passos em relação ao artesanato neste ano de 2021, e o concurso é uma oportunidade de me aproximar de outros colegas artesãos e iniciar a divulgação do meu trabalho.

WhatsApp-Image-2021-12-02-at-21.58.20 Na argila, a criação, a ternura e a divindade da sagrada família

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408