Nova frente fria chega ao Sul do Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul hoje (11) tempo seco predomina no Centro-Oeste e Nordeste e no Sudeste, há previsão de declínio das temperaturas no início da semana.
Uma nova frente fria deve se aproximar do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (11). A semana começa com a atuação dessa massa de ar fria que deve se intensificar nas áreas de instabilidade podendo provocar chuva, principalmente, no estado gaúcho, em Santa Catarina e no sul do Paraná. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andréa Ramos, vai ser uma semana com bastante chuva no Sul.
“Nesses dois primeiros dias, de segunda para terça, se forma o sistema frontal e aí esse sistema frontal vai favorecer chuva. Sob a influência de uma frente fria, volta a ter chuvas com volumes bastante significativos. Já no dia 12, na terça-feira, segue atuando principalmente na parte central do estado, do Rio Grande do Sul, pegando do centro até o sul. E na noite de terça-feira, já chegam as chuvas com volumes mais significativos, também atingindo a capital, Porto Alegre”, informa.
De acordo com o Inmet, os acumulados de chuva podem ultrapassar 80 mm em áreas do sul do Paraná e de Santa Catarina e 150 mm em grande parte do Rio Grande do Sul. Já no extremo norte do Paraná, a previsão é de volumes inferiores a 20 mm.
A previsão de chuva segue ainda ao longo da semana com níveis superiores a 90 mm, em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em áreas do noroeste do país, os volumes poderão passar de 50 mm. Segundo a meteorologista, as temperaturas máximas devem continuar superiores a 28°C em grande parte do país, podendo ultrapassar 38°C em áreas do Centro-Oeste, Norte e no interior do Nordeste. Já em áreas da Região Sul e no sul do Sudeste e do Centro-Oeste, há previsão de declínio das temperaturas no início da semana.
Tempo seco no Centro-Oeste e no Nordeste
Para o Nordeste, a previsão é de tempo seco, sem chuva e com baixa umidade, principalmente, em áreas da região que abrange os estados do Maranhão, Piauí e Bahia e no interior do Nordeste. O mesmo cenário poderá ser observado nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste. A persistência de uma massa de ar quente e seco deixará o tempo estável, sem chuva e com baixa umidade (valores inferiores a 30%), principalmente, em áreas do oeste de Mato Grosso e entre Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. “Não estão descartados dias ensolarados e com altas temperaturas em grande parte das regiões”, informa Andréa Ramos.
Entretanto, no início da semana, áreas de Mato Grosso do Sul e do extremo sul de Mato Grosso e de Goiás podem registrar baixos acumulados de chuva (inferiores a 40 mm). Na Região Sudeste, também existe a previsão de tempo seco e sem chuva, principalmente, em áreas do centro-nortede Minas Gerais. No norte do estado mineiro, os valores de umidade relativa do ar podem ser inferiores a 30%. Já no leste da região, podem ocorrer temporais no início da semana, mas com baixos volumes de chuva (inferiores a 20 mm).
O clima também permanece seco na Região Norte. Boa Vista, oeste do Pará, Rondônia, Acre, e Amapá seguem com a tendência de temperaturas elevadas ao longo da semana. A umidade deve ficar em torno de 20% a 25%.
De acordo com a meteorologista do Inmet, Andre Ramos, na madrugada de quarta pra quinta-feira já começam as chuvas também em São Paulo. “Elas vem com volumes significativos, trovoadas isoladas e rajadas de vento por conta do deslocamento de um sistema frontal (massa de ar).”, relata.