Novo mapa de risco com 37 cidades em Risco Alto
Castelo, Iúna, Nova Venécia e Ponto Belo passaram para o nível de risco alto de contágio e Águia Branca, Alfredo Chaves, Ecoporanga, Itarana e Mantenópolis saíram para o rico moderado. Santa Teresa continua no vermelho.
Por Seixas Baré
Entrou em vigor no dia 29 o 11º Mapa de Risco Covid-19 do governo do Estado. Desta vez, 41 cidades permanecerão em risco moderado e outras 37 em risco alto. A novidade desta semana é que os municípios de Castelo, Iúna, Nova Venécia e Ponto Belo passaram para o nível de risco alto de contágio do novo coronavírus.
Já Águia Branca, Alfredo Chaves, Ecoporanga, Itarana e Mantenópolis saíram do risco alto e passaram para o moderado. De acordo com o governo do Estado, os municípios que entraram no risco alto permanecem nessa classificação por 14 dias.
Com a mudança na classificação de risco em Castelo e Iúna, os dois municípios terão que adotar medidas mais restritivas, como autorizar o funcionamento do comércio não essencial em dias alternados, com proibição de atividade comercial aos sábados e domingos, exceto delivery.
Mapeamento
A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, considerando apenas o coeficiente de incidência. No dia 4 de maio, foi inserida a matriz de risco como ferramenta do mapa de risco, constando o coeficiente de incidência e taxa de ocupação de leitos de UTI.
O mapa de risco segue orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle, composta pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Ufes e Ifes. As decisões adotadas no Espírito Santo seguem parâmetros técnicos.