ColunistasSimone Zamprogno Scalzer

O agrimensor Franz Von Lipp em registros históricos de 1875/76

O Núcleo Timbuy, hoje Santa Teresa, teve alguns agrimensores que trabalharam na demarcação e distribuição de lotes, mas sem dúvidas, Franz Von Lipp é um nome muito observado em registros da época. Segundo Renzo Grosseli, o agrimensor austríaco, exerceu cargos de confiança junto à direção da Colônia e por vezes até acusado de praticar abusos em suas atividades. Analisando os Livros 13 e 15, do Fundo de Agricultura, disponíveis no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, observamos, no primeiro livro citado, por algumas vezes o nome e o tarefas deste agrimensor e no segundo o próprio Lipp faz relatos de seu trabalho.
Em documento de 15 de agosto de 1875, temos a presença de apenas dois agrimensores neste núcleo de colonização, mas registro descreve apenas os trabalhos de Lipp:

“…Franz Von Lipp incumbido da colocação dos imigrantes no Timbuy e fazendo ali diversos serviços para a acomodação dos mesmos, não pode afastar-se muito daquele estabelecimento por ser sua presença ali reclamada…”

Em 25 de setembro de 1875, Franz Von Lipp é comunicado que papeis relativos ao título de agrimensor, encontram-se na secretaria da Presidência da Província. Pouco depois em 27 de outubro do mesmo ano é relatado pelo Presidente Interino Pedro de Sant’Anna Lopes que, “O agrimensor Franz Von Lipp pede por compra um prazo de terras no Timbuy”. No mesmo documento o Presidente concede-lhes as terras por meio de compra (LIVRO 13).
Verificamos no livro 15, nos relatos do próprio Lipp onde no registro nº 3, datado de 8 de maio de 1876, que aquele agrimensor comunica ao senhor João Cassiano de Castro Meneses que nem todos lotes (prazos) entregues aos colonos possuíam terras cultiváveis. E que naquele momento não havia nenhum prazo medido e solicita que a autoridade citada ordene o quanto antes que sejam medidos lotes em número suficiente para tender os pedidos dos colonos (LIVRO 15).
Franz Von Lipp foi um dos principais responsáveis por organizar a demarcação e distribuição de terras a imigrantes e o responsável do primeiro sorteio de lotes em 26 de junho de 1875.