Meio AmbienteSlide

Operação em Santa Teresa visa coibir desmatamento

Sobrevoaram o município o Engenheiro Fabrício Fardin, o subgerente de Controle Florestal  Pedro Heyerdahl junto com o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar  (NOTaer), e a Polícia Militar Ambiental sob a liderança do Sargento Comper.

WhatsApp-Image-2020-12-22-at-21.37.08 Operação em Santa Teresa visa coibir desmatamento
A Ação a mando do governador, foi coordenada pelo Idaf, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (NOtaer).

Uma operação de fiscalização foi realizada, nesta terça-feira (22), a fim de coibir o desmatamento no município de Santa Teresa.  A Ação foi coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com a Polícia Militar Ambiental e o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar.

O gerente de escritório Fabrício Fardin diz que a operação foi a pedido do governador e no sobrevoo que durou mais de uma hora foram identificadas ocorrência de queimadas, supressão irregular de vegetação, terraplanagens em Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e fracionamento de imóveis rurais abaixo da parcela mínima permitida por lei.  “Fizemos 45 tomadas georreferenciadas e  identificamos  38 pontos com irregularidades nas localidades de Aparecidinha, Valão de São Pedro, Tabocas, Vale das Bênçãos, Goiapaba açu, Caravaggio, Vale do Canaã, Alto Santo Antônio, entre outros, a equipe ar fez o trabalho de mapeamento em todo o território de Santa Teresa e posteriormente a equipe de terra completará o trabalho de chegar aos locais identificados. Esta Operação visa identificar, mapear, autuar áreas e seus responsáveis. A ideia é dar solução ao problema, ou seja, cabe a municipalidade fazer a expansão urbana para regularizar os loteamentos, visto que a população cresce a cada ano.

DSC00361 Operação em Santa Teresa visa coibir desmatamento
Foram identificados  38 pontos com irregularidades nas localidades de Aparecidinha, Valão de São Pedro, Tabocas, Vale das Bênçãos, Goiapaba açu, Caravaggio, Vale do Canaã, Alto Santo Antônio, entre outros.

O topógrafo Marcio de Oliveira que possui uma propriedade no Alto Caravaggio diz que a a secretaria de meio ambiente concedeu licenças na região e agora a própria prefeitura denuncia ao governo do Estado. “O prefeito mora em uma área irregular, mas quer punir os outros, Isso é perseguição política.

WhatsApp-Image-2020-12-23-at-11.19.46 Operação em Santa Teresa visa coibir desmatamento

Esta área que foi divulgada pela Gazeta foi denunciada pelo STN no ano passado onde a secretaria admite ter concedido a licença para a construção dos platores.

WhatsApp-Image-2020-12-22-at-19.50.42 Operação em Santa Teresa visa coibir desmatamento

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, as informações relacionadas aos loteamentos irregulares serão encaminhadas para a Prefeitura de Santa Teresa, que é a responsável pelo ordenamento do uso e da ocupação do solo, e também pelo licenciamento dos loteamentos. O Ministério Público Estadual também será cientificado para que sejam adotadas as providências cabíveis nas esferas civil e criminal. “O Idaf já realiza diversas ações no município. Somente neste ano, o escritório local realizou cerca de 100 fiscalizações, sendo que em 20 foram constatadas irregularidades. O Instituto também ampliou a cobertura do Cadastro Ambiental Rural (CAR), instrumento importante usado para monitoramento das áreas rurais”. Explicou. 

As equipes destacadas pelo governo do estado para fazer uma varredura no município à procura de ocupações irregulares, 38 pontos foram identificados.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408