Os guardiões da Juçara
Um casal capixaba, surfistas que ao optar pela fuga da selva de concreto, se apaixonou pela mata atlântica e especialmente por uma palmeira. A Juçara.
Estamos falando do casal Emerson e Viviane Miranda que há décadas empreendem um projeto único e inovador com o objetivo de Salvar a palmeira Juçara, tirá-la da lista de extinção.
A ação consiste no manejo sustentável do palmito juçara que quase foi extinto por conta de seu apreciado palmito.
Emerson Miranda explica que a juçara entrou em decadência na década de 40 por ser um palmito nobre, ela leva 25 anos para soltar as primeiras flores e homem foi cortando, cortando, saiam diariamente caminhões carregados de palmito, e se não tomarmos providência ela pode ser erradicada mesmo.
Por que alguém derrubaria uma palmeira ameaçada de extinção por R$ 10 se pode ganhar mais conservando? No 4º episódio da websérie As Caras da Restauração, o WRI Brasil apresenta o projeto de Emerson e Viviane: Salvar a juçara da extinção no Espírito Santo, gerando renda a partir do fruto da palmeira, “o açaí da Mata Atlântica”. Assim, buscam oferecer uma alternativa sustentável à extração do palmito, para que mais produtores se tornem aliados da conservação dessa planta crucial para a restauração da Mata Atlântica
Loucura que salva
Ao chegar ao coração da mata atlântica em Santa Teresa, Emerson chocou os vizinhos que o chamaram de doido ao afirmar – “Vou acabar com a lavoura de café e de todas as culturas, vou deixar a mata tomar conta, vou ganhar dinheiro com a floresta em pé”.
Hoje depois de muita luta e dificuldades o casal são donos da marca Yçara
que estuda técnicas de manejo e desenvolvimentos de produtos a partir do palmito, incentivando a produção, fabricando e distribuindo mudas em projetos diversos no Estado.
Você pode conhecer um pouco trabalho deste casal idealista nos vídeos do canal As caras da restauração Acessando https://bit.ly/emerson-viviane
Ou assista e compartilhe no Instagram: http://bit.ly/emerson-viviane-ig