Pinto Coelho e Clube dos Corredores no Plantio Brasil
Uma ação de plantio aconteceu no dia da árvore envolvendo cerca de 50 pessoas na região de Valsugana Velha em Santa Teresa na propriedade do Sr. Fernando Português, parceiro integrante do mutirão nacional Plantio Brasil. 110 mudas de árvores nativas foram plantadas ao redor de uma nascente da propriedade. Os atores da ação foram o Clube dos Corredores de Santa Teresa, e a EEEFM Pinto Coelho chegaram ao local em um ônibus cedido pela prefeitura do município para a abertura dos berços.
As equipes foram divididas Uma equipe demarcava os berços, outra cavava. Um grupo adubava e outro fazia o plantio. Foram plantadas 10 espécies de nativas da Mata Atlântica, entre elas: Pau Brasil, Orelha de Macaco, Araribá, Jequitibá, Ipê, ingá e outros.
Para o português Fernando Peneda o plantio é de suma importância nesse momento em que falta água no município. “Estou eliminando os eucaliptos de minha propriedade e reflorestando as nascentes que estão secando, por isso estou bastante feliz com essa iniciativa, vou continuar periodicamente a plantar árvores nativas para equilibrar nosso micro clima”. afirmou.
O professor da Escola Pinto Coelho, Giovane Prando, diz que nunca se pensou em faltar água em Santa Teresa e nesse momento está faltando. O mais legal dessa ação é ver esses jovens, meus alunos, eles sendo atores e se educando e ajudando a educar outros, pois eles são o futuro. Se não for feito nada hoje, vai ficar pior. Eles são a semente do futuro meio ambiente”. Explica.
Silvana Caetano de Souza, diz que o mutirão deve continuar. “Essa ação visa conscientizar esses jovens que aqui estão para a importância do reflorestamento, principalmente nesse tempo em que estamos atravessando uma fase crítica de estiagem e desmatamento. Não dependemos de governo, nós mesmos temos que fazer a nossa parte”. Convida.
Um dos articuladores dos Plantadores de Árvores de Santa Teresa, Leomar Caetano, (Bola) diz que “um dos objetivos do mutirão nacional é passar para as novas gerações e para a toda a população a importância de estar preservando nossas reservas. Uma bom exemplo é o desse sítio do Fernando, ele percebeu o valor da preservação e começou a reflorestar e vai motivar outros proprietários”. Explicou.