Plantio de Jequitibá-rosa marca início de ações de conservação
A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SMAD) realizou o plantio de uma muda de Jequitibá-rosa, no Mirante Vale do Canaã no último dia 19. De acordo com a secretaria, o plantio é simbólico e marca o início de implementação das ações conservacionistas do projeto Produtor de Água na Sub-bacia do Rio Santa Maria do Doce no município de Santa Teresa.
O secretário adjunto Nilton Broseghini diz que o Jequitibá-rosa é símbolo do Espírito Santo. “É um dia importante, um marco para nós e para Santa Teresa que teve o projeto premiado a nível nacional, é uma conquista da SMAD junto à Agencia Nacional das Águas (ANA), e contou com o apoio de vários parceiros”. Explica.
O Titular da pasta, Jorge Natalli, diz que o Projeto no valor de R$ 1.100.928,42, conta com 70 proprietários cadastrados até o momento, onde receberão ações com vistas a conservação de solo e água, promovendo assim, sustentabilidade produtiva na região, manutenção e conservação de estradas, melhoria de serviços ecossistêmicos e ambientais, bem como a qualidade de vida da sociedade.
A ação do plantio contou com a presença do Prefeito Gilson Amaro, o Presidente da Câmara Bruno Henrriques Araújo, o especialista em Recursos Hídricos da Agencia Nacional de Águas – ANA, Ewandro Andrade Moreira, a engenheira florestal do Incaper Ranusa Coffler, o Secretário de Agricultura Jorge Natalli e sua equipe.