Prefeito de santa Teresa dá sinal verde para compra de vacinas
De acordo com o painel de vacinação do Estado, Santa Teresa vacinou 4.058 pessoas na 1ª dose, dessas 1.369 já receberam 2ª dose, cerca de 18% da população do município.
O prefeito Kleber Medici participou de uma reunião por videoconferência, do Consórcio CIM Polinorte, que aconteceu na quarta-feira (31), para discutir a aquisição de vacinas contra a Covid-19. Na próxima semana os prefeitos irão decidir sobre a quantidade de doses que serão adquiridas, o modelo de aquisição e a forma de distribuição.

De acordo com o presidente do consórcio Cim Polinorte, Alessandro Broedel, o objetivo é orientar os municípios a assinarem a proposta de intenção de compra dos imunizantes a fim de garantir o direito de aquisição da vacina assim que estiverem disponíveis no mercado. Na região do Consórcio CIM Polinorte serão beneficiados, a princípio, os seguintes municípios: Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Sooretama e Colatina.

O STNews conversou por telefone com o prefeito de Santa Teresa Kleber Medici, onde foi colocado a ele o superávit de vacina que o Estado possui uma vez que o governo do Estado não está conseguindo aplicar as vacinas que chegam. O prefeito informou que um dos objetivos do consórcio é a aquisição compartilhada de medicamentos. “Não se esta gastando dinheiro. Desde o dia 10 de março estamos buscando alternativas para garantir que a imunização efetivamente chegue à população teresense. Se as doses da União, repassadas ao Estado que por sua vez repassa aos Municípios forem suficientes para imunizarmos a população dos municípios que compõem o consórcio, ótimo, caso contrário, iniciamos um planejamento estratégico para evitar a falta. A equipe técnica do consórcio já começou contato com as representantes de cada vacina e o valor vai depender da quantidade de doses. O valor será calculado com o produto batido no Brasil via aeroporto Internacional, depois a logística interna fica por conta do consórcio, cujos municípios são próximos permitindo uma maior facilidade na distribuição. Até na quarta estaremos calculando e informando a intenção de aquisição do quantitativo de doses. Caso a União proceda à requisição administrativa os municípios consorciados não terão qualquer despesa”. Esclarece.

Confira as atualizações do painel de vacinação do Estado no link: