Prefeitura divulga resultados das Audiências Públicas da LDO e LOA 2023
Milan Salviato
As Audiências aconteceram nos dias 11,12 e 13 de abril nas localidades de São João de Petrópolis, Várzea Alegre e Sede. As prioridades foram saúde e segurança e o décimo e último quesito, foi assistência social.
A Prefeitura de Santa Teresa por meio da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos divulgou nesta semana o resultado da pesquisa e participação das audiências públicas realizadas entre os dias 11, 12 e 13 de abril, nas localidades de São João de Petrópolis, Várzea Alegre e Sede para ouvir sugestões da população sobre o planejamento orçamentário do município (LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o ano de 2024.
A pesquisa em campo por meio das audiências avaliou os setores onde a população considera que devem ser feitos os maiores investimentos. Além de algumas áreas previamente sugeridas, havia espaço para que as pessoas descrevessem outras ações que julgassem necessárias à atenção da Administração. Temas como, trânsito, saúde, educação, esporte e lazer, pavimentação, turismo, agricultura e sugestões específicas para alguns setores foram listadas.
As sugestões apresentadas previamente no questionário que receberam mais indicações para o recebimento de investimentos pela administração pública, foram as seguintes:
1º – Saúde;
2º – Segurança pública;
3º – Pavimentação de vias públicas;
4º – Educação;
5º – Mobilidade e transporte urbano;
6º – Cultura e turismo;
7º – Renda, trabalho e capacitação;
8º – Meio ambiente;
9º – Esportes e lazer
10º – Assistência social,
Com relação às obras a serem realizadas pelo município no próximo ano a ordem de prioridade foi a seguinte: Obras e infraestrutura, melhorias no atendimento da saúde, seguida por recapeamentos e pavimentação de vias, iluminação pública, ampliarem opções de esporte e lazer e reformas nas escolas e creches, dentre outras.
Para o Prefeito Municipal Kleber Medici a participação da população e as solicitações fazem a diferença na gestão e elaboração de projetos para pensar o futuro da cidade.
“ È fundamental esse envolvimento dos cidadãos que nos indicam suas reais necessidades vivenciadas no dia a dia. Trouxemos toda a equipe das secretarias para ouvir e a partir das demandas coletadas durante a audiência pública, vamos direcionar esforços e planejamento para atender da melhora maneira possível nossa população”, pontuou.
A Secretária de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Eliegi Torezani, organizou as audiências públicas destacou a efetividade do encontro.
“ Tivemos uma participação popular significativa importante para nós gestores elaborarmos os projetos e orçamento 2024. As contribuições foram muito positivas e nos dão motivação para trabalhar e atender melhor nosso cidadão”, defendeu.
Na audiência realizada na Sede, a principal demanda dos moradores foram, melhoraria da acessibilidade para portadores de deficiência na região do Centro, segurança pública, melhoria na mobilidade urbana, pavimentação e asfaltamento, iluminação pública, drenagem e rede de esgoto.
Já no Distrito de Várzea Alegre e adjacências as prioridades dos moradores passaram por demandas na saúde, com mais médicos e profissionais da área, infraestrutura e obras na unidade de saúde, na área do esporte e lazer ampliar as opções para as crianças, na segurança, mais investimentos, em obras e infraestrutura, os moradores solicitaram faixa elevadas nas escolas, reforma de quadras, melhorias em calçamentos, caixas secas, melhoria na iluminação pública, dentre outras.
Em São João de Petrópolis que teve a abrangência de Santo Antônio do Canaã, 25 de Julho, 15 de Agosto e todo o entorno, os cidadãos definiram as prioridades para o orçamento. A área de melhorias na saúde liderou os pedidos, com mais profissionais para atendimento e obras de infraestrutura nas unidades de saúde. Na pasta da educação demandaram a revitalização da creche e ampliação da educação infantil, no esporte e lazer, revitalização do campo e academia popular.
O objetivo é que a pesquisa ajude a captar a percepção da comunidade sobre os setores que demandam maior atenção e investimentos, com isso possa inspirar as principais propostas para a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2024.