Primeiro de Janeiro, dia mundial da paz?
O ano 2017 foi marcado do início ao fim por violência e corrupção, corrupção e violência. E iniciamos o 2018 na mesma energia… apesar da iniciativa do Papa Paulo VI desde 1967 , ter estabelecido o primeiro de ano como o dia mundial da Paz. O que podemos fazer concretamente em meio a tantos contrastes de violência? como podemos contribuir para que a paz aconteça na família, na escola, no trabalho, nas estradas, na sociedade em geral …? O primeiro passo seria todos os cristãos entrarem numa dinâmica de oração. Eis aqui uma oração de paz:
” Pai, dai-nos a Paz! Dai-nos a vossa Paz! não como o mundo dá! Dai-nos a paz que é fruto da justiça! porque queremos ser homens e mulheres construtores de paz! queremos exercer o poder de perdoar, pois onde há mágoa, rancor e ódio, não existe paz! queremos cuidar da água, do ar, das plantas e dos animais, para haver paz na casa comum! queremos derrubar muros e construir pontes por onde a paz possa passar! Queremos ter auto – estima, autocrítica e autocontrole, para podermos viver em paz com todos! porque queremos ter misericórdia com os miseráveis, paciência com os que erram, amor para com todos!queremos respeitar as diferenças, diminuir as desigualdades, crescer na comunhão!
Dai-nos vosso Espírito, para que o amor a alegria, a generosidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o autodomínio e a paz possam frutificar em nós!
E por intercessão de Nossa Sra. Mãe de Deus, queremos acolher, hoje e sempre, o Príncepe da Paz! Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM. “