Projeto literário-fotográfico no Inma
Uma série de oficinas de fotografia e texto serão realizadas mês de outubro, no Parque do Museu de Biologia Mello Leitão. Em dezembro, os melhores trabalhos estarão em exposição.
O Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) vem desenvolvendo nas dependências do Museu de Biologia Mello Leitão, durante todo o mês de outubro, o Projeto Fotográfico-Literário: “A ciência em verso, prosa e imagem”.
A cada semana será realizada uma oficina de fotografia e escrita para alunos do ensino médio de escolas da Região Serrana. O objetivo é mostrar a diversidade biológica que habita o Parque do Museu e dinamizar o conteúdo aprendido com as oficinas.
Irão participar alunos da Escola Frederico Pretti, do distrito de São João de Petrópolis, de Santa Teresa, e da Escola Hermann Berger, de São Sebastião de Belém, de Santa Maria de Jetibá. No dia 4 acontece a oficina de fotografia com o fotógrafo da natureza Leonardo Merçon, que faz parte do Instituto Últimos Refúgios.
No dia 10 tem oficina de escrita (poesia, paródia, crônica, etc) com a professora Lilian Couto Cosme, da faculdade Esfa. Dia 18 tem visitação aos setores de pesquisa do INMA, dia 22, visita ao setor de Difusão Científica – com o circuito de jogos, e no dia 30 será finalizado o processo criativo com a produção da redação.
De acordo com a organizadora, responsável pelo setor de Divulgação Científica do Inma, Liana Capucho, o projeto visa ampliar o conhecimento dos alunos de forma lúdica e dinâmica e ao mesmo tempo mostrar os trabalhos que temos realizado no Inma/Museu. “Desse aprendizado será selecionado o material produzido e em dezembro vamos expor as redações e fotos dos estudantes”. Explica.