Rede Cuidar fechou?
Estrutura fechada, funcionários remanejados ou demitidos, a Rede Cuidar em Santa Teresa fechou as portas. Munícipes pedem transparência, já a secretária de saúde Andréia Passamani disse que a unidade não vai fechar e que já possui um projeto de gestão. A secretaria de estado da saúde informou que a unidade vai voltar a funcionar em outro modelo. O vereador Gregório Venturim diz que a prefeitura não tem estrutura administrativa para fazer a gestão de um aparelho de saúde para 8 municípios.
Construída em 2014, a unidade da Rede Cuidar de Santa Teresa só foi inaugurada no dia 05 de abril de 2018, e agora, 2 anos depois, fechou temporariamente.
O fechamento da unidade de especialização da Rede Cuidar abalou os moradores da região centro serrana que tinham na unidade uma esperança para conseguir um atendimento com ortopedista, oftalmologista e outras especialidades.
A Rede Cuidar foi implementada em Santa Teresa com a promessa de trazer para perto do munícipe, médicos que só podiam ser acessados na Grande Vitória.
De acordo com a secretária de saúde em entrevista à Rádio Canaã, disse que foi apresentado um projeto de gestão da unidade. Por enquanto os serviços especializados estão sendo feitos no Hospital Madre Regina Protmann.
O vereador Gregório Venturim diz que tem que descentralizar a gestão e para isso, o melhor modelo é colocar uma empresa especializada em saúde. “Isso só será ruim para os políticos que não terão mais onde colocar seus apadrinhados, percebo que do jeito que estava, os corruptos não conseguiam dar o seu jeitinho na fila e também não conseguiam colocar seus cabides de emprego”. E completou: “A gestão da Rede Cuidar não deve ser feito pela prefeitura que não consegue bem administrar nem os postos de saúde, meu medo é que a estrutura vire palanque de campanha, precarizando o serviço!“ Alertou.
O ex vereador Leomar Caetano Bola, diz que falta transparência para a secretaria de saúde. “As pessoas que estão na fila de espera da oftalmologia e ortopedia ficam desesperadas sem saber o que está acontecendo, somente depois da indignação e pressão popular é que chega alguma informação. A secretária têm o dever de informar quando a unidade reabrir”. Afirmou.
Enviamos e-mail e mensagens por aplicativo, indagando da secretaria o motivo do fechamento. Mas não houve resposta.
Porém a secretária de saúde de Santa Teresa Andreia Passamani esteve na Rádio Canaã para falar sobre o fechamento da unidade da Rede Cuidar. “Não vai fechar, o atendimento foi suspenso” disse a secretária e explicou que todos os atendimentos ambulatoriais estão suspensos por decreto do governo do Estado desde março. Passamani disse que com a suspensão do ambulatorial, não fazia sentido ficar com o espaço ocioso, uma vez que as especialidade eram atendidas no HMRP. “Todos os contratos foram rescindidos. O que aconteceu no meio do caminho em que a unidade está de porta fechada é que o contrato da prefeitura com o HMRP que fazia a gestão da unidade, acabou. Começamos a perceber que não fazia sentido continuar aberto sem ambulatório, pois os serviços só vieram para cá para otimizar os serviços do hospital e a unidade ficaria ociosa”. Explicou.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que a Rede Cuidar de Santa Teresa está passando por uma reformulação e passará a funcionar em novo modelo proposto pelo estado.
Confira a entrevista completa da secretária no link https://www.facebook.com/watch/?v=1166864193674047