Registros históricos de Junho de 1875
Continuando na proposta de analisar documentos históricos, vamos nos debruçar sobre um documento do Livro 13, do Fundo de Agricultura, disponível no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, de 27 de junho de 1875, dia seguinte ao sorteio dos lotes de terra aos imigrantes estabelecidos no Timbuy. No documento o Diretor Interino da Colônia Santa Leopoldina, Pedro de Sant’Anna Lopez, encaminha ao Ministro da Agricultura documento e cartas dos imigrantes requisitando a vinda dos parentes da Europa.
“Tenho a honra de passar às mãos de V. Excelência, as inclusas cartas redigidas por italianos estabelecidos no Timbuy. (…) Segundo o que me dizem estes imigrantes, não convém encarregar emissários de colonização, basta encarregar o Consulado Brasileiro na Austria, (…) e autorizar o auxílio para as passagens deles, sem que emissários na ambição por lucros arrebanhem a gente ruim, de pouca ou nenhuma confiança (…) Assim eu creio poder assegurar a V. Ex. que conseguirei introduzir nas matas do Timbuy (Santa Teresa) grande número de imigrantes (…). Os ultimamente chegados estavam contentes e ontem ao partirem para a mata receberem seus prazos (lotes), fizeram uma verdadeira festa!(…)” (Livro 13, 27/06/1975)
No documento os imigrantes recém-chegados a Santa Teresa, o antigo Núcleo Timbuy, encaminham cartas a seus familiares, convidando-os a também emigrarem para a localidade. Os imigrantes e o diretor da colônia acreditam nem ser necessário enviar emissários à Europa. Para eles as cartas enviadas aos parentes, o auxilio do governo autorizando as passagens e apoio do Consulado, já seria suficiente para motivar também, a migração de parentes dos ali estabelecidos.
O final, o documento descreve de forma rápida, que os primeiros imigrantes a chegaram no Núcleo Timbuy, no dia anterior, tinham recebido com festa seus lotes de terra. Naquela “festa” estavam os imigrantes oriundos da Expedição Tabachi que chegaram a partir de junho de 1874, e os que vieram na primeira leva de italianos destinados efetivamente ao Núcleo Timbuy. Após ficarem alojados em barracões, aguardando a abertura oficial do Núcleo, todos recebem seus lotes de terra por sorteio, em 26 de junho de 1875.