Renato Cosmi pede programa de reabilitação pós covid
Com mais de 11 milhões de indivíduos curados da Covid-19 no Brasil até o momento, é justo se preocupar com uma possível epidemia subjacente e mais silenciosa, a síndrome pós-Covid.
O vereador professor Renato Cosmi apresentou uma indicação na 21ª sessão ordinária da Câmara na terça (06), no sentido de a prefeitura providenciar a instituição de um Programa Municipal de Reabilitação “Pós Covid-19”, no âmbito do município de Santa Teresa.
De acordo com o parlamentar, a cada 10 pacientes recuperados, 8 apresentam sintomas como fadiga intensa, dor crônica, fraqueza e falta de ar nas duas semanas após a cura da doença, exigindo uma série de cuidados especializados. “É necessário o tratamento destas sequelas o quanto antes, para que elas não se convertam em deformidades ou moléstias permanentes. De acordo com dados oficiais grande parte desses pacientes apresentam a chamada Síndrome Pós-
Covid-19, minha indicação sugere um programa da municipalidade para socorrer nossos munícipes”. Explica.
Motivo de preocupação
Em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde já haviam alertado para a necessidade de cuidados continuados e prolongados para pessoas que tiveram sequelas da COVID-19. De acordo com as entidades, a cada dez pessoas infectadas pelo covid, uma sofre com problemas de saúde que persistem por até 12 semanas. O diretor-geral da OMS para a Europa, Hans Henri P. Kluge, disse que esses casos são “um motivo extra de preocupação”.