GeralSlide

Representante do CDL critica governo e questiona viaturas paradas em Santa Teresa

Hugo Dettmann presidente do Câmara de Diretores Lojistas de Santa Teresa questionou a falta de efetivo na cidade, viaturas paradas no centro entre outras pautas, durante a Audiência Pública de Segurança que aconteceu no dia 01 de setembro.

Durante a Audiência Pública sobre segurança pública que aconteceu no dia primeiro deste mês, o representante do CDL de Santa Teresa Hugo Dettmann, após elogiar o trabalho da Polícia Civil e da Polícia Militar, reclamou da ausência de um representante direto do Estado para ouvir a população. “Nossa principal demanda hoje só pode ser resolvida pelo governo do estado, que é o efetivo, infraestrutura e manutenção dos veículos. Sabemos que os policiais estão fazendo o melhor possível com as ferramentas que tem, mas esses números apresentados pelo major, não representam a realidade, nem todas as ocorrências chegam à polícia. Hoje por exemplo, temos muito furto de transformador, e sabemos que é por falta de efetivos, e sabemos que é responsabilidade do executivo e legislativo, hoje teria que estar aqui os seis prefeitos e cerca de 60 vereadores, cobrando do governo do estado, outra demanda nossa é o atendimento 24 horas da delegacia de Polícia Civil. É um absurdo você saber que quando a polícia é acionada fora do expediente, têm que levar a pessoa em Aracruz para registrar a ocorrência, e deixa a cidade desguarnecida, quantas horas são necessárias para a guarnição ir em Aracruz e voltar? Já houve casos de uma suspeita de furto ao lado da sede da 8ª Cia, liguei para o 190 e o atendente respondeu que ele não podia fazer nada, pois a guarnição tinha ido levar uma pessoa em Aracruz para fazer uma ocorrência e não poderia deixar seu posto de trabalho. entendemos a situação, mas precisamos resolver isso, se tivéssemos uma delegacia 24 horas, a realidade poderia ser diferente. Um outro assunto que eu sempre tive medo de falar, é sobre a manutenção das viaturas, sempre me cobraram isso, viaturas paradas, sucateadas em frente a 8ª Cia, pois acho que Santa Maria está querendo a 8ª Cia lá, então por essa razão nunca denunciei isso, para não correr o risco da saída da 8ª Cia daqui de Santa Teresa. E um último assunto, eu participei de 3 audiências públicas aqui em Santa Teresa, tentamos reativar o Conselho, mas disseram que o estatuto estava com alguém da prefeitura e acabou que nada se resolveu, quero deixar registrado que o CDL têm interesse na reativação do Conselho.

IMG_20220901_210704-300x138 Representante do CDL critica governo e questiona viaturas paradas em Santa Teresa
Representante do CDL Santa Teresa, Hugo Dettmann na sua fala durante a Audiência Pública de Segurança Pública.

Nesse momento o vereador que presidiu a Audiência, professor Renato Cosmi, lamentou o não comparecimento dos vereadores e prefeitos na audiência, e informou que a todos foram enviados convites. Dos municípios vizinhos, somente o assessor parlamentar do vereador Teodoro Hammer esteve presente.

IMG_20220901_212238-300x138 Representante do CDL critica governo e questiona viaturas paradas em Santa Teresa
Comandante do 5º Comando de Polícia Ostensiva Regional da PMES, Carlos Alberto Ribeiro ao centro emoldurado pela Dra. Vera Lúcia Murta Miranda e o Major Cabral.

O major Cabral, comandante da 8ª Cia independente de Polícia Militar respondendo ao representante do CDL, disse que nos números da apresentação, foram apresentados apenas os crimes mais graves. “Tivemos realmente muitos furtos, e alguns não são notificados à Polícia Militar ou à Civil, e sobre sua reclamação do não atendimento por conta do deslocamento de efetivo para Aracruz, na verdade quando há uma ocorrência , a viatura deslocada para atender é aquela que está mais próxima do fato, portanto se a viatura estiver em Santa Maria é ela que atenderá o caso.  Garanto que isso não vai mais acontecer, nossos policiais estão sendo orientados no sentido de atender toda e qualquer ocorrência. Quanto às viaturas estacionadas, tenho que explicar que o governador Casagrande, fez um investimento altíssimo  em viaturas, tivemos toda a nossa frota renovada, Nós temos viaturas Renault Duster, SUVs, caminhonetes 4×4, Mitsubishi L-200, uma camionete dessa é mais de R$ 200 mil, nós recebemos 4 veículos recentemente, recebemos também 2 Nissans Frontier no início deste ano, foi uma para Santa Maria por ser uma emenda parlamentar do deputado Adilson Espíndula, temos algumas viaturas que estão em processo de devolução para que sejam leiloadas, e sabemos que é demorado tudo isso, portanto estamos vendo um local para esses carros em Itarana e outros municípios. Futuramente temos que estudar a possibilidade de construir outra estrutura aqui no município, com mais espaço, pois o município está crescendo e vai demandar uma nova sede. Sobre os Conselhos: Existem dois tipos de conselho, têm o Conselho de Segurança criado pelo Executivo e o Conselho Comunitário Interativo de Segurança que é um órgão de iniciativa popular criado pela comunidade local e ali têm uma cadeira para cada representante de segurança e outros órgãos, do judiciário, do Ministério Público, mas têm que ser de iniciativa popular, precisa de voluntários para assumir esse papel. 

 O Comandante do 5º Comando de Polícia Ostensiva Regional da PMES, Carlos Alberto Ribeiro pediu a palavra para responder ao questionamento da possibilidade da ida da 8ª Cia para Santa Maria de Jetibá. “Não existe nada disso, Santa Maria é um município da região centro serrana com a maior população, 43 mil habitantes, está entre os maiores PIBs do Espírito Santo, e um dos maiores PIBs agrícolas do Brasil, e eles merecem ter uma Companhia independente, e isso já foi tentado por eles, e se for criada mais uma Cia para atendê-los em nada prejudicaria Santa Teresa, pelo contrário, ou viraria um batalhão com sede em Santa Teresa, ou uma Cia independente, então seriam 2 Companhias independentes para 6 municípios e isso melhoraria o efetivo. Toda mudança que acontecer será para melhorar, não para piorar”. O comandante também explicou que está previsto chegar o efetivo do concurso que o estado está realizando, mas todo o processo pode durar até 1 ano e 3 meses e ainda têm que brigar por cada efetivo, o prefeito, vereadores e a população tem que pedir efetivo explicando que Santa Teresa dobra a população nos finais de semana, como acontece em Domingos Martins também, então os políticos daqui têm que ir lá e brigar, porque Santa Teresa, assim como outros municípios merece o aumento do efetivo, viaturas e armamentos nós temos de sobra, só nos falta o contingente, mas aí é complicado, mas esperamos que dentro de 3 ou 4 anos teremos resolvido esse problema também. 

IMG_20220901_195221-300x138 Representante do CDL critica governo e questiona viaturas paradas em Santa Teresa

 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408