Geral

Reuniões virtuais como medida de isolamento social

Por Marcelo Domingos Neto

Cientes que uma das ações de prevenção do Covid-19 é o isolamento social, apresentamos o serviço G Suite Essentials do Google, que apesar de ser pago, encontra-se totalmente liberado e gratuito até o dia 30 de setembro de 2020, por conta da Pandemia de Coronavírus.

A ferramenta possui um conjunto de aplicativos que a torna excelência no trabalho de conexão, criação, compartilhamento e controle entre equipes, com o Google Docs para edição de documentos, o Google Drive para armazenamento de arquivos, Google Agenda para programação e organização de eventos, e principalmente o Google Meet ou Hangouts que é um programa amplamente utilizado para videochamadas,  que possui as mesmas configurações que o google para proteger informações e privacidade do usuário, além de uma segurança de criptografia em trânsito de ponta a ponta nas webconferências. 

O Google Meet possui uma capacidade de fazer reuniões virtuais com até 100 participantes na versão básica e a tecnologia é adaptável à velocidade da sua internet, mantendo uma alta qualidade nas reuniões. Possui legendas instantâneas através de reconhecimento de fala do Google, para o caso de algum participante não falar o idioma nativo, e é compatível com os principais navegadores de internet, ou seja, a instalação de App é necessária somente em dispositivos móveis como Smartphones e Tablets.

Vale a pena mencionar que o aplicativo Zoom, software utilizado, por exemplo, nas videoconferências do Governo do Estado do ES, apresentou vários problemas de segurança e invasões de hackers em algumas reuniões virtuais; a cidade de Nova York proibiu seu uso nas escolas por conta de problemas de privacidade e envio de dados coletados pela ferramenta para o Facebook. A empresa publicou uma nota destacando sua preocupação com a segurança e privacidade dos seus usuários e que em breve solucionaria todos os problemas apresentados. Porém sabemos que confiabilidade é de extrema relevância quando o assunto são informações corporativas, sendo assim, aproveitem uma tecnologia extremamente colaborativa e integrada, e que seja capaz de entregar proteção à um ambiente que necessita de eficiência e produtividade.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408