Meio AmbienteSlide

Rio Santa Maria do Doce parou de correr

O Mais belo rio dentro do município de Santa Teresa, o Santa Maria do Doce parou de correr, essa foi uma constatação gravada em vídeo,que o Leitor e internauta pode conferir logo abaixo nas imagens enviadas por nosso correspondente em São João de Petrópolis.

Rio Santa Maria do Doce está represado e tomadopor
uma planta aquática chamada gigoga.

De acordo com o técnico em meio ambiente J.I.S, o acordo de alternância para a irrigação não está funcionando. “Com o alarme da falta de água, em vez de os produtores racionar o uso, o efeito foi contrário, todos começaram a captar com medo de ficar sem água, é triste constatar que todos só pensam em si. O restante de água que fica represada está tomada pela gigoga (uma planta aquática que cobre o espelho dágua), o que significa que existe muita matéria orgânica e minerais na água, o que pode ser um indicador de esgoto lançado no manancial”. Explica.

O Pescador e ambientalista Esmael Paulo de Oliveira conta que têm que ser feito para salvar o rio.”As nascentes e córregos tributários do rio foram devastados e hoje é esse o resultado, mas mesmo vendo a catástrofe, as pessoas não se preocupam em preservar.

WhatsApp-Image-2019-08-15-at-14.56.37 Rio Santa Maria do Doce parou de correr
O Córrego São Sebastião,um dos afluentes do Rio Santa Maria, a exemplos de outros como Santo Hilário, está totalmente seco. Imagem cedida por Charles Madalon

Já acionei o Iema e o órgão prometeu vir aqui esta semana para uma análise e possível trabalho de sensibilização no uso do rio, também liguei para a rede Gazeta e outros órgãos de imprensa, comunicando e alertando para a situação alarmante de nosso rio. Nesse momento é necessário que todos colaborem e façam uso racional da água para que possamos passar por essa fase difícil e preocupante.

WhatsApp-Image-2019-08-19-at-21.35.07-1 Rio Santa Maria do Doce parou de correr
Represa há meses atrás quando a água ainda fluía.