Sábado tem mutirão para preparar a horta comunitária
Na manhã do dia 20 tem mutirão para preparar horta comunitária iniciada no mês passado. Com o terreno limpo, no centro da cidade, desta vez os voluntários vão estar preparando os canteiros a partir das 08h.
Texto e fotos: Leonardo Meira
Sábado (20) acontece a segunda etapa do projeto projeto Hortas Comunitárias Urbanas, incentivado por Robson Côgo com o apoio da Câmara e amigos organizaram o projeto com a finalidade de incentivar a troca de mudas, o plantio de plantas medicinais,
Outras fins são a utilização das plantas em benefício da saúde, fortalecer a agricultura familiar, a produção de fitoterápicos que podem ser usados pela rede pública de saúde e tornar Santa Teresa uma referência em plantas medicinais.
Esses são algumas metas da implementação do projeto Hortas Comunitárias Urbanas O piloto está sendo desenvolvido no terreno ocioso entre a Câmara Municipal e a Policlínica no Centro de Santa Teresa.
O terreno já foi todo limpo, moradores voluntários e entidades, irão preparar os canteiros e em seguida, plantar as mudas, O vereador Bruno Bridi doou esterco e palha de café para adubar a terra e os voluntários deverão trazer ferramentas – como pá e enxadas – para realizar o serviço.
“O terreno estava ocioso e a prefeitura, os vereadores e servidores da Câmara definiram pela implantação da primeira horta comunitária de plantas medicinais em Santa Teresa. Essas plantas podem ajudar às pessoas que tem de Alzheimer e dores de cabeça, por exemplo. Esse é um projeto piloto, mas pretendemos estender para outros locais do município”, explicou o presidente da Câmara Municipal, Bruno Henriques Araújo.
Um dos idealizadores do mutirão e responsável pelo projeto “Banco de Plantas”, o empresário Robson Côgo disse que convidou várias pessoas e espera que muitos voluntários compareçam.
“Estamos esperando mais de 20 pessoas. Várias delas irão trazer um lanchinho para compartilhar durante as atividades de preparação do canteiro. É o início de um projeto de grande alcance social. Transformar Santa Teresa num polo de produção de plantas medicinais e também de fitoterápicos. A população será a grande beneficiada”, frisou Robson.
No dia 8 de setembro a Associação dos Agricultores Familiares de Santa Lúcia, a Associação dos Amigos do Caravaggio, servidores da Prefeitura e da Câmara e moradores de Santa Teresa fizeram a limpeza do terreno.
Serviço:
Implantação de Horta Comunitária Urbana (plantas medicinais)
Data: Sábado, 20 de outubro de 2018
Horário: 8 horas