GeralSlide

Saiu o pacote de ações pró segurança escolar em Santa Teresa

A reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) acontecida na sexta (14) no Ministério Público de Santa Teresa foi marcada pelo comprometimento dos atores de segurança com as pautas exigidas pela população. Confira.

Fonte: Assessoria de comunicação da PMST. Fotos: Milan Salviato

O Prefeito Municipal Kleber Medici convocou na sexta-feira (14), uma reunião com os membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), para tratar do assunto Segurança Pública nas Escolas, o encontro aconteceu na sede do Ministério Público de Santa Teresa.

Acoes-300x121 Saiu o pacote de ações pró segurança escolar em Santa Teresa
Conjunto de ações aprovadas pelo GGIM devem ser implementadas em breve, o policiamento já está funcionando, de acordo com a PM.

Estiveram presentes, autoridades de segurança pública do município; representantes da comunidade escolar; a Promotora de Justiça, Dra. Vera Lucia Murta Miranda; o Juiz de Direito, Dr Alcemir Dos Santos Pimentel; o Delegado da Polícia Civil Leandro Barbosa Morais; o Comandante da Aeronáutica; sargento Daniel Ferreira Peixoto; o comandante da 8ª Cia Independente de Santa Teresa, Major QOCPM, Marcio Cunha Cabral; representante da Secretaria Municipal de Saúde, Simplício David; a Secretária Municipal de Educação, Kátia Wietchesky; o Procurador Jurídico da Prefeitura de Santa Teresa Lorenzo Hoffmann; a gerente do CREAS Maria Aires Teixeira; representando a Secretaria Municipal de Assistência Social e o chefe de Gabinete municipal, João Paulo Angeli.

comite-300x122 Saiu o pacote de ações pró segurança escolar em Santa Teresa
A reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) acontecida na sexta (14) no Ministério Público de Santa Teresa foi marcada pelo comprometimento dos atores de segurança com as pautas exigidas pela população

A reunião teve como objetivo discutir ações para combater e mitigar os recentes ataques e ameaças nas escolas que atingem a comunidade escolar em todo o país.

O Prefeito Municipal explicou os ocorridos  aos membros do GGIM. “Temos uma situação de medo e insegurança por parte dos pais, fomos à escola Ethevaldo Damazio na última segunda-feira (10) e ouvimos os anseios e angústias dos pais dos estudantes e a partir daí reuni o secretariado e tomamos algumas medidas emergências  anunciadas pela municipalidade na quarta-feira(12), como: a  contratação emergencial de vigilância na escola, compra de detector de metal, reforço da ronda policial, videomonitoramento, cartão de identificação para os pais de alunos e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal.” Explanou.

341780869_239006531947720_8486025522947407534_n-300x227 Saiu o pacote de ações pró segurança escolar em Santa Teresa

O Juiz Dr Alcemir dos Santos Pimentel se colocou à disposição. “O objetivo é proteger o ambiente escolar e garantir a segurança e o bem-estar aos  estudantes, professores e demais profissionais da educação em nosso município. Essa integração dos membros demonstra seriedade e preocupação de todos nós em relação ao tema tão “delicado”, defendeu Dr Alcemir.

O Major Cabral, disse que a Polícia Militar já colocou em prática, o Plano de Ações Emergenciais e que em Santa Teresa já começaram a atuar. “Estamos fazendo rondas nas escolas para trazer tranquilidade ao ambiente com o  policiamento preventivo e ostensivo em todas as unidades de ensino do município. Queremos trazer para a região a  Patrulha Escolar específica para fazer estas visitas”, pontuou o Major.

A Promotora Dr Vera, também enfatizou a importância da conscientização da família na aproximação e acompanhamento dos filhos no intuito de monitorar o comportamento e acionar  ajuda ao Ministério Público e aos órgão competentes. “Me coloco à disposição do GGIM para contribuir indo às escolas , nas reuniões de pais, nas entrevistas, para reforçar a importância do acompanhamento e nos casos que já ocorreram de ameaças, vamos tomar as providencias cabíveis para que as famílias e educadores saibam que existe punição severa para quem comete estes delitos, não é uma brincadeira”, enfatizou a Promotora de Justiça.

O Delegado Leandro reforçou a comunidade escolar e aos profissionais de assistência social e Polícia Militar para realizar o rápido contato com a Polícia Civil para que sejam feitas as providências cabíveis em cada caso. “Precisamos agir com mais rapidez na ação de comunicar os fatos para que nossa equipe de peritos atue de forma incisiva na questão e com isso consigamos atuar na aplicação da lei junto ao judiciário e darmos rápida resposta com a punição devida.”  pontuou o Delegado. 

As deliberações da reunião foram encaminhadas e as devidas providências serão tomadas por cada membro e autoridade com o objetivo de trazer segurança nas escolas aos pais, estudantes e educadores de maneira geral. A união de esforços do grupo fará toda a diferença para que a escola seja de fato um ambiente de alegria, cooperação e paz. 

 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408