Sandra Gasparini recebe o Prêmio Virgínia Tamanini
A escritora teresense Sandra Gasparini recebeu a estatueta de bronze Virgínia Tamanini durante o Poetize-se. Receberam também o prêmio de incentivo à cultura, o cantor Amaro Lima, o empresário Elcio Thomazini e o jornalista e escritor Wesley Sathler.
Na noite de sexta e sábado na sede da secretaria de turismo e cultura, Santa Teresa respirou poesia, dança, música e outras artes no encontro de artistas da cidade e personalidades artísticas do estado promovido pelo Poetize-se. Destaque para a apresentadora de TV Liliajane Mallmann, que destilou seu carisma durante o evento.
Esteve presente o secretário de turismo e cultura Rodrigo Brito, que elogiou o evento. O vice-prefeito Gregório Venturim e o prefeito Kleber Medici que recitou um poema de sua autoria e ao final entregou o prêmio para a Sandra Gasparini.
Na ocasião aconteceu a entrega do prêmio Virgínia Tamanini lançado pelo Jornal STN, que premiou 4 atores da cultura capixaba, 2 de Santa Teresa, 1 de Vila Velha e 1 de Afonso Cláudio.
Na categoria Musical recebeu a estatueta de bronze, o cantor Amaro Lima, que encantou a plateia na noite de sexta feira. Na categoria Benemérito, que premia um empresário que incentiva a cultura local, recebeu o prêmio de incentivo à cultura o empresário Élcio Thomazini. Na categoria Promotor Cultural, o premiado foi o jornalista, escritor e apresentador Wesley Sathler, e na categoria Ícone Teresense, recebeu a estatueta Virgínia Tamanini a escritora Sandra Maria Gasparini.
O prefeito de Santa Teresa Kleber Medici diz que foi uma alegria participar do Sarau. “O ‘Poetize-se’, reverenciando a arte de Virginia Tamanini, permitiu que eu entregasse uma das estatuetas, desenvolvidas pelo escultor Nilson Camizão, a outra ilustre escritora teresense, Sandra Gasparini. Por fim, criar momentos e espaços como o Poetize-se, permite reflexões sobre como a arte e a cultura podem contribuir para a transformação das pessoas e das cidades. Afirmou.
A psicóloga e poetisa, Maria Rampinelli, esteve presente no Sarau, declamou uma homenagem textual para a premiada Sandra Gasparini e disse que foi uma alegria ver a escritora teresense ser homenageada pela sua história de luta e amor ao povo imigrante e sua terra. “Super merecido esse prêmio para a Sandra, que sempre lutou pelo melhor para a cidade, mas pouco reconhecida diante da grande contribuição para Santa Teresa em muitos setores. Esse prêmio vem para prestigiar personalidades da cultura capixaba.
Parabéns ao Evandro Seixas, que pensou carinhosamente sobre essa premiação. Homenagear pessoas em vida é a melhor forma de valorizar o trabalho de profissionais dedicados à preservação dos valores na sociedade. E, soube escolher uma personalidade teresense, a Virgínia Tamanini, que representa muito bem a nossa cultura local”. Explica.
Acompanhada pelo músico Thiago Auer, a artista plástica premiadíssima Myrian Loureiro também contribuiu para a riqueza da noite cantando clássicos italianos como ‘Dio come te amo’. “Ali aconteceu a magia do encontro, tive a oportunidade de conversar com vários artistas que se apresentaram de maneira extraordinária, essa busca desse lugar onde só os artistas sabem levar as pessoas, criar belezas e sonhos, belezas do seu saber, do saber interior, um sentimento quando a alma se expressa e fala mais alto, a alma que se expõe ao seu semelhante dizendo o quanto é bela a vida. Vamos amar a vida, olha que bonito! Feliz iniciativa, felizes são as pessoas que conseguem organizar um evento dessa qualidade”. Elogiou.
A presidente do Santa Teresa Convention & Visitors Bureau, Jurema Tonini diz que foram momentos eternizados na história teresense. “O Poetize-se nos proporcionou viver momentos de muita emoção e de enriquecimento cultural através da dança, da música, da poesia, da arte e da literatura. Foi uma noite glamourosa e linda homenagear com esse lindo prêmio pessoas que contribuíram e continuam contribuindo e valorizando a cultura da nossa Doce Terra dos Colibris e importante foi para nós Teresenses e principalmente para a nossa escritora Sandra Gasparini vivenciar o reconhecimento do seu valioso trabalho. Foi fantástico”. Explicou Jurema.
O jornalista Wesley Sathler agradeceu a homenagem, disse estar acanhado diante de tantos talentos, elogiou a qualidade do evento e falou sobre o valor da arte e da importância para a educação integral das pessoas. “Meu currículo começou com Santa Teresa, quando eu era estudante de jornalismo na Ufes, quando tive o prazer de fazer minha primeira entrevista, e minha primeira entrevistada na vida foi Virgínia Tamanini. Também fui alfabetizado lá em Vila Velha, com Santa Teresa na cabeça lendo o livro Karina por onde fiquei sabendo muito sobre Santa Teresa, sobre a imigração italiana, e apaixonei por Santa Teresa, quantos programas de televisão já fiz aqui, quantas matérias tenho feito até hoje aqui, vendo a gastronomia crescer e o turismo acontecer, vendo a cultura sendo levada a sério. Lembro daquela frase em latim ars gratia artis “Arte pela arte”.
O advogado, também poeta, Thiago Brasil disse que saiu encantado com o formato do evento. “Encantador e emocionante. O ‘Poetize-se’ destilou cultura com tradição, boa música e poesia. O evento não se resume em apresentações, antes é um evento para ‘se poetizar’, pois exercita o pensamento, resgata e delineia valores essenciais ao desenvolvimento da sociedade. Viva o poder transformador da cultura! Vida longa ao “poetize-se”!. Desejou.