Santa Maria de Jetibá torna 100% digital a coleta de dados na Saúde
O Município de Santa Maria de Jetibá sai na frente digitalizando a coleta de dados dos agentes de saúde no e-SUS Território, aumentando a segurança e transparência no sistema.
O que era totalmente manual, passou a ser 100% digital e centralizado em Santa Maria de Jetibá e a reforma já está refletindo em um melhor desenvolvimento no âmbito de visitas domiciliares em ações de busca ativa, acompanhamento, convites de atividades coletivas e campanhas de saúde, orientação, prevenção, entre outros cuidados com a população,
A Secretaria de Saúde do município adquiriu 95 tablets para os Agentes Comunitários de Saúde e os capacitou para utilizar o aplicativo e-SUS território.
O Gerente de Informática do município de Santa Maria de Jetibá-ES, Marcelo Domingos Neto, explica que um servidor em ambiente Linux foi montado para o recebimento em tempo real das informações coletadas pelos agentes de saúde. “Com a informatização dos processos, o município passou a ter uma base de dados única relacionada às informações do e-SUS Território e Prontuário Eletrônico do Cidadão (e-SUS AB PEC). O agentes coletam os dados nas localidades mesmo sem internet, mas, quando os equipamentos encontram-se em uma rede wi-fi, automaticamente transmite esses dados para o servidor e essas informações também são transmitidas para o Governo Federal”. Explica.
Marcelo explica ainda que o e-SUS Território é um aplicativo móvel incluído na Atenção Primária à Saúde por meio do Departamento de Saúde da Família (DESF). Utilizado principalmente por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), com objetivo de proporcionar o registro e a troca de informações e ações realizadas entre a equipe.
“Com a implementação do sistema no município, delineamos viabilizar o processo de trabalho dos agentes de forma que as atividades desenvolvidas no seu dia-a-dia se tornem mais confortáveis e práticas. Além do mais, almejamos intensificar o fluxo de dados entre as equipes, para que decisões possam ser tomadas com maior precisão em relação às demandas do território, visualizadas por meio de relatórios e indicadores gerados dentro do próprio sistema.
Levando em consideração principalmente as características territoriais do município de Santa Maria de Jetibá, o qual detém de uma ampla distribuição populacional, é fato que a implementação do e-SUS Território ampliará a gama de cuidados com a saúde da população. Pois, a ferramenta permite aos profissionais maior facilidade de acesso às informações de cadastramento do usuário, refletindo em um melhor desenvolvimento no âmbito de visitas domiciliares.Outro ponto de destaque, é que o agente terá em suas mãos em qualquer momento o acesso a todos os dados referentes ao cadastro domiciliar, territorial, familiar e individual pertencentes a sua unidade, otimizando o processo de cadastramento/atualização e contribuindo diretamente com a base de dados do Prontuário Eletrônico do Cidadão (e-SUS AB PEC).
Em um sistema utilizando as fichas da Coleta de Dados Simplificada (CDS), após a programação da visita pelo agente, o mesmo busca as fichas arquivadas na UBS e realiza suas ações no território. Após finalizada a visita, o agente retorna e as encaminha para digitação no sistema com módulo CDS, sendo em seguida arquivadas novamente na UBS. Já com o e-SUS Território, o agente simplesmente realiza a sincronização do aplicativo instalado no tablet com servidor do PEC, desenvolve suas ações e após finalizada a visita, retorna à UBS ou em ponto com rede Wireless, realizando uma nova sincronização para atualização de dados, simplificando drasticamente o processo e eliminando a utilização de fichas em papel para o propósito.
O processo de implementação do sistema, iniciou-se com a aquisição de dispositivos do tipo tablet (95 unidades) para todos os agentes ativos, seguindo as recomendações de requisitos mínimos para um bom funcionamento do aplicativo.
Em seguida, com atuação da Gerência de Informática (GERTIN), realizou-se a implementação de um servidor em um ambiente Linux com o sistema e-SUS AB PEC, gerando o endereço eletrônico, com o qual o aplicativo realiza a sincronização.
Um levantamento de infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde é realizado, avaliando sua conexão com a internet ou pontos estratégicos para sincronização do aplicativo com o servidor, devendo ser feito ao menos uma vez por dia para atualizações de dados ao decorrer das ações no território em ambientes sem rede.
O seguimento do processo de Informatização de Unidades Básicas de Saúde é vasto, abrangendo diversas vertentes dentro de Sistema de Informação em Saúde. Em específico, no momento estamos trabalhando na ampliação de implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (e-SUS AB PEC) em demais Unidades de Atenção Básica do município com acesso a internet. Possibilitando um maior fluxo e registro de dados garantindo a integridade dos sistemas complementares, proporcionando um extensivo cuidado com a saúde da população.