Turismo

Santa Teresa é reconhecida como a Capital Estadual da Gastronomia Italiana

Santa Teresa é o primeiro município brasileiro fundado por imigrantes italianos, na região serrana do Estado do Espírito Santo, e agora recebeu o reconhecimento como “capital estadual” da gastronomia italiana publicado no diário oficial de ontem.

Edna-preparando-a-massa3-205x300 Santa Teresa é reconhecida como a Capital Estadual da Gastronomia Italiana

O projeto é de autoria da Deputada Luzia Toledo e recebeu pareceres das comissões de Justiça, Cultura e de Finanças após ter sido analisado pela Procuradoria da Assembleia Legislativa. Segundo a Deputada, Santa Teresa já é reconhecida como a capital estadual da imigração italiana. Como os teresenses não só herdaram mais também mantém a cultura e culinária italiana o município passa a ter esse importante reconhecimento.

Santa Teresa é conhecida pelo clima ameno em qualquer época do ano, além dos mais diversos pontos turísticos como a Igreja Matriz e também a Casa Lambert que funciona como museu conservando a história da colonização da região, as reservas Augusto Ruschi, Santa Lúcia, o Museu de Biologia Mello Leitão e o Circuito Caravaggio para quem procura harmonia com a natureza e tranqüilidade, apontado como um dos dez circuitos turísticos mais visitados do estado, por reunir, pousadas, restaurantes, estrutura para esportes radicais e uma rampa de voo-livre.

Para o Prefeito Municipal Gilson Amaro, com o decreto Santa Teresa se consagra e se consolida ainda mais para continuar cultivando a cultura da gastronomia italiana e desta forma incentivando tanto os investidores como os restaurantes e comércio local. “O momento está sendo ímpar, pois estamos conseguindo mostrar que servimos na localidade uma alimentação qualificada atendendo bem tanto a população local quanto os nossos turistas. Somos um dos mais importantes destinos turísticos do estado, donos de uma cultura marcante com cerca de 40% do seu território de mata preservada. Estou feliz por nossa gastronomia estar bombando e vamos continuar trabalhando pela preservação, turística, histórica e gastronômica”, ressaltou Gilson Amaro.

Tradição passada de pai para filho

Ravioli-de-banana-da-terra-file-migno-ao-pesto-GIORDINO1-168x300 Santa Teresa é reconhecida como a Capital Estadual da Gastronomia Italiana

Procurada pela baixa temperatura, e uma culinária italiana peculiar. O município conta com uma grande variedade de restaurantes especializados na vasta gastronomia italiana.

É possível encontrar na rua do lazer, no centro da cidade, considerada por muitos como o ponto de referência da culinária e cultura italiana os mais diversos tipos de restaurantes de cultura italiana, como a Taberna Lounge, restaurante especializado na culinária italiana  rústica e  medieval, além de uma arquitetura e decoração com inspiração na idade média. “A intenção é deixar o cliente cada vez mais perto da Itália, tanto que o slogan do nosso festival gourmet foi “A Itália é aqui”. Os preparos fica por conta do chefe de Cozinha, Lucas Furlan, já as massas com a cozinheira Edna Furlan de 62 anos.