Santa Teresa é sede do 40º Emeees
Cerca de 500 participantes de todo estado estiveram presentes no 40º Encontro da Mocidade Espírita do Espírito Santo, (Emeees) que aconteceu de 22 a 25 em Santa Teresa.
Santa Teresa sediou o 40º Encontro da Mocidade Espírita do Espírito Santo (Emeees) que aconteceu entre os dias 21 e 25 na escola Ethevaldo Damazio
De acordo com o vice-presidente de educação da Federação Espírita do estado do Espírito Santo, Alessandro Pinheiro Carvalho, o objetivo do encontro é sensibilizar a juventude para a mensagem do Cristo na releitura da doutrina espírita, baseada na codificação de Alan Kardec. Um estudo do Evangelho de Jesus.
“São quatro dias, o encontro foi aberto no sábado e o encerramento na terça-feira a noite, esse ano o evento está sendo sediado pelo 10º Conselho Regional Espírita, que abrange as cidades de Santa Teresa , Santa Maria, Itarana, Itaguaçu e São Roque. É a primeira vez que realizamos o encontro de Mocidades Espíritas em Santa Teresa. Nesses quatro dias, temos estudos, sensibilizações, momentos artísticos, como meio de transmitir a palavra do Evangelho do Cristo. O evento em Santa Teresa está se caracterizando por uma leveza, uma harmonia muito grande, atribuímos isso à alegria dos jovens, disposição dos trabalhadores, a recepção da cidade, do 10º Conselho Espírita e o clima. Pela primeira vez tivemos um Emeees numa região em que tivemos momentos de até colocar o casaco. Isso foi inédito”. Afirma.
A diretora da Área da Infância e Juventude da Federação do Estado do Espírito Santo (AIJ), Camilla Vazzoler diz que todos estão muito felizes de estar em Santa Teresa, que neste momento acolhe os jovens nesse exercício de evangelização através da mensagem do Cristo. “Este ano estamos comemorando a publicação de cinco obras de Chico Xavier pelo espírito Emmanuel que são: “Paulo Estêvão”, “Renúncia”, “Ave Cristo”, “50 anos depois” e “Há dois mil anos”, quatro dessas obras relatam a vida dos primeiros cristãos até o terceiro século e a outra, “Renúncia” fala de um espírito chamado Alcíone que viveu por volta do século XV a XVI. Essas obras caracterizam a atitude do cristão e como isso pode ser atualizado através da doutrina Espírita para lidar com nossas dificuldades neste século”. Explica.
Eudair Moreira, presidente da Casa Espírita Cristã Mensageiros da Luz que pertence ao 10º Conselho Regional Espírita (CRE) diz foram dias muito produtivos onde o clima ajudou. “Sentimo nos gratos e honrados em ser o anfitrião deste encontro e ver o jovens envolvidos por uma maravilhosa harmonia. Estamos felizes com um sentimento de dever cumprido, e já com saudade dessa mocidade”. Conta.