Santa Teresa entre as cidades que recebem a vacina da Pfizer
Santa Teresa está entre as 14 cidades contempladas com a vacina da Pfizer/BioNTech, que exige maior critério no armazenamento, antes somente a capital recebia as doses do imunizante, único que não oferece risco à gestantes.
A Secretaria de Estado da Saúde definiu que as doses da vacina Pfizer/BioNTech serão distribuídas para 14 ‘cidades pólos’ do Espírito Santo: Aracruz; Cachoeiro De Itapemirim; Cariacica; Colatina; Guaçuí; Guarapari; Linhares; Santa Teresa; São Mateus; Serra; Venda Nova do Imigrante; Viana; Vila Velha e Vitória.
De acordo com a Sesa, a gestão municipal será responsável por articular e organizar a vacinação com as ‘cidades polos’, mas orientou que sejam adotadas estratégias mistas, com a participação de equipes volantes nos municípios dos demais territórios ou levando as gestantes e puérperas aos pontos de vacinação das cidades definidas.
De acordo com orientações do Programa Nacional de Imunizações, as doses da Pfizer devem ser armazenadas por, no máximo, cinco dias à temperatura de +2°C a +8°C; ou até 14 dias à temperatura de -25°C à -15°C; ou durante toda a validade, que é de seis meses, em freezer de ultrabaixa temperatura à -80°C à-60°C.
Vacinação de gestantes e puérperas
O Espírito Santo continuará a suspensão de vacinação às gestantes e puérperas com doses da Covishield (Oxford/Fiocruz), também conhecida como AstraZeneca. Grávidas e puérperas com ou sem comorbidades passarão a receber doses da vacina Pfizer/BioNTech.
A Secretaria da Saúde ainda aguarda orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e informações oficiais do Ministério da Saúde para definir como será a aplicação da segunda dose das gestantes que já receberam a vacina AstraZeneca/Fiocruz.