Santa Teresa faz aniversário
O município de Santa Teresa no Espírito Santo, comemora no dia 26 de junho o aniversário da cidade. O município pioneiro da Imigração Italiana no Brasil. outorgada pela Lei 2619/15. A data entrou para o Calendário Oficial Brasileiro.
Fonte: Arquivo Público do ES Foto: Stephen Rossi
Em fevereiro de 1874 aportava em Vitória o navio “La Sofia”, trazendo 386 imigrantes. Foi a primeira expedição em massa de camponeses da Itália para o Espírito Santo, e daria início à epopeia migratória dos italianos para o Brasil.
A documentação de tal fato confirma que a cidade sediou a primeira colônia de imigrantes italianos no Brasil. 90% por cento da população são descendentes de Trento, Veneto e Lombardia. Isso torna o município reconhecido como primeiro núcleo formado por imigrantes italianos no Brasil.
A história de Santa Teresa se inicia no ano de 1874 com a vinda da primeira leva de imigrantes italianos ao Brasil, a bordo do navio à vela La Sofia, vindos do norte da Itália, por meio da Expedição Tabacchi. O navio chegou ao Porto de Vitória em 21 de fevereiro de 1874, com 386 famílias, com destino a Colônia de Nova Trento, hoje distrito de Santa Cruz, município de Aracruz-ES. Porém, o empreendimento não prosperou devido às condições de vida oferecidas.
Um grupo seguiu para as colônias do Sul do Brasil, enquanto outros 145 italianos ficaram hospedados em barracões em Vitória, à espera de um destino até aceitarem a proposta do governo estadual de se instalarem na Colônia Imperial de Santa Leopoldina. Chegando à Colônia, seguiram por trilhas abertas em meio à floresta, a pé ou em lombo de animais, até alcançarem os lotes que ocupariam no Núcleo do Timbuhy, em território do atual município de Santa Teresa-ES. Oficialmente, a imigração italiana passou a ser incentivada pelo governo com a chegada do navio Rivadávia, que aportou em 31 de maio de 1875, com 150 famílias italianas, encaminhadas para a Colônia de Santa Leopoldina, dentre as quais 60 seguiram para o Núcleo Timbuhy.
Em 26 de junho de 1875 ocorreu o sorteio dos lotes territoriais. As correntes migratórias provenientes da Itália continuaram e, em 1877, chegaram os primeiros alemães, suíços e poloneses. Os colonos se dedicavam à agricultura, com destaque para o cultivo do café e grãos e de algumas experiências bem-sucedidas, semelhantes às culturas do Trentino, tais como a videira e o bicho da seda. Data de fundação: 26 de junho de 1875. Data da emancipação: 22 de fevereiro de 1891. População com descendência italiana: aproximadamente 90% (Vice-consulado Italiano no Espírito Santo).