Santa Teresa inaugura o Cineclube Canaã
O saudoso Cine Canaã é resgatado pela secretaria de turismo e cultura e vai ser inaugurado no dia 19 de abril, o local é o mesmo, que hoje é a sede da secretaria. A ação é lançada em parceria com os organizadores do Fecsta, a idéia é promover e incentivar a produção da sétima arte na cidade sede do Festival.
Em comemoração ao “Dia do Índio”, a secretaria de cultura de Santa Teresa, inaugura no dia 19 de abril na Casa da Cultura às 14h, o Cine Clube Canaã com o filme Hotxuá, documentário sobre a tribo Kraó com a direção de Letícia Sabatelha e Grinco Cardia. A programação marca o início das articulações para o 2º Festival de Teatro de Santa Teresa (Fecsta) que acontece no início de agosto.
De acordo Lívia Marroch da secretaria de turismo e cultura de santa teresa, a abertura do Cine Clube Canaã foi inspirado na história da cidade, um resgate do saudoso cinema que existiu na cidade, o Cine Canaã. “É um direito nosso o acesso à cultura e com o cinema, Santa Teresa ganha uma nova forma de lazer, o Cineclube vai além de exibir filmes, mas também realizar oficinas na intenção de promover a sétima arte, a ideia surgiu em conversa com a coordenadora do Fecsta, Luíza Lubiana que sugeriu oficinas de cinema e pensamos: Porque não um cinema? podemos criar um cineclube para exibir filmes capixabas e de outros estados e realizar oficinas para incentivar a produção, daí surgiu a ideia de resgatar a própria história inaugurando um cinema que será gratuito para a população e onde todos possam participar” Explica.
Luiza Lubiana do Fecsta diz que a inauguração do cineclube têm o objetivo de fomentar as exibições, envolvendo escolas, promovendo oficinas, engajando a comunidade e as pessoas que amam a metalinguagem. “Temos que formar público para interagir com o festival, incentivar a produção de conteúdos locais e promover o cinema, Santa Teresa é um cenário ideal para isso”. Afirma.