Geral

Santa Teresa reestrutura Conselho de Segurança Municipal

Autor: Aldo Aldesco / Assembleia Legislativa do Espírito Santo / Jetibá Online
fotos: Leonardo Meira

Autoridades municipais e estaduais, deputados, representantes da polícia e da Justiça estiveram presentes à audiência pública nesta quarta-feira (20) que marcou a reestruturação do Conselho Municipal de Segurança de Santa Teresa. Na reunião, realizada na Câmara Municipal, foram divulgados os representantes dos segmentos que formarão o colegiado.

O tom da audiência girou em torno da contribuição da sociedade na efetivação da segurança pública. O presidente da Comissão de Segurança, o deputado estadual Gilsinho Lopes (PR), observou que somente a polícia não dá conta de atender toda a demanda da área e reafirmou que é preciso ajuda da sociedade civil organizada.21935301_10210183086273919_1611341780_n-300x160 Santa Teresa reestrutura Conselho de Segurança Municipal

O deputado Padre Honório (PT) concordou com o colega. “Segurança pública não é uma questão só de polícia, mas sim de toda a comunidade. Felizmente, em Santa Teresa, a violência é branda”, pontuou. Conforme disse, é função do Conselho de Segurança fazer a ponte entre a sociedade e as autoridades de segurança pública.

Ocupação social

Ademar Luiz, da Associação de Agricultura Familiar e da Associação de Moradores de Santa Lúcia, endossou o entendimento e destacou o papel preventivo. “O envolvimento da comunidade é mais difícil de conseguir. Além de policiamento e participação da comunidade, é preciso ter a ocupação social do bairro”, assinalou, citando a presença de equipamentos de educação, saúde e apoio à família, por exemplo.

O presidente do Conselho de Segurança de Santa Maria de Jetibá e secretário municipal de Planejamento do município vizinho, Rafael Tadeu, relatou um pouco da experiência da cidade para melhorar a segurança e afirmou que a atuação do colegiado contribuiu para minimizar as ocorrências de crimes locais.

Representando a Polícia Militar, o comandante da Polícia Ostensiva Serrana, coronel Ailson Marcelo Martinelli, e comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Sergio Luiz Anechini, atestaram a eficácia da participação da comunidade, por meio do Conselho Municipal, na redução da criminalidade.

“O morador sabe quem mudou para o lado de sua casa e a polícia não pode fazer tudo sozinha. Sabemos que a segurança pública é um dever do Estado, mas não conseguimos vislumbrar a segurança sem a participação da sociedade. É um trabalho do dia a dia”, destacou Anechini.

Prevenção

Apesar do reconhecimento da importância do papel da sociedade para a eficácia da seguranças pública, o delegado de polícia de Santa Teresa, Olair José dos Santos, enfatizou não se pode esquecer da prevenção, e cobrou investimentos na área para isso. “Nosso interesse é de que o crime não aconteça. Precisamos de policiais militares equipados, de uma Polícia Civil preparada”, defendeu. A mesmo opinião teve o juiz de Direito Alcenir Pimentel, que também pediu equipamentos de prevenção de segurança.

A promotora de Justiça Vera Lúcia Murta enfatizou que a participação da sociedade é fundamental e não apenas uma simples colaboração. Ela lamentou a falta de participação da comunidade de Santa Teresa. Para o trabalho de segurança ser mais efetivo, ela entende que é preciso ter câmeras de monitoramento, atuação nas redes sociais, monitoramento de festas, acompanhamento de escolas, além de efetivos mais numerosos das polícias Civil e Militar.

Participação

IMG_1510-300x200 Santa Teresa reestrutura Conselho de Segurança MunicipalJá o presidente da Câmara Municipal, Bruno Araújo, relativizou a presença tímida de participantes da comunidade na audiência, pois “as pessoas que vieram representam muito bem a sociedade”. O vereador Dr. Gregorio Venturim destacou que cabe ao Executivo, Legislativo e comunidade tornar realidade a existência do conselho de segurança.

O gerente do Disque-Denúncia Paulo Amaral, que representou o secretário de Estado da Segurança, André Garcia, destacou a importância desse sistema na redução de homicídios. Ele deu o exemplo de Vitória, que teve redução drástica no número de homicídios, figurando entre as três capitais com menor índice de criminalidade.

Conselho Municipal de Segurança Pública

Comissao_do_Conselho_de_Seguranca-1024x683 Santa Teresa reestrutura Conselho de Segurança MunicipalO Conselho de Segurança Municipal existe na Lei 1.882 de maio de 2008, mas nunca foi implementado. Nesta quarta (20), pela primeira vez, Santa Teresa implementou o Conselho que é formado por Marcela Cavati Lodi Angeli, Hugo Dettmann, Christiano Nestor Neves, Verônica Zanoni, Onemia Beatriz Machado, Sarita Moraes de Souza, Marcello Lima, Major Sérgio Luiz Anechini, Bruno Henrique Araújo.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408