Santa Teresa sedia 4ª Mostra Internacional de Arte Naif Universo da Alma Ingênua & A pintura primitiva de Virginia Tamanini
78 obras de 43 artistas de vários países estarão em cartaz na 4ª mostra Internacional que acontece no Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma) no dia 26 de junho, o evento integra as comemorações de 70 anos do MBML.
Santa Teresa será palco para uma exposição internacional com 43 grandes nomes da arte naif de diversos países. Trata-se da 4ª Mostra Internacional de Arte Naif, “Universo da Alma Ingênua” que começa no dia 26 de junho no pavilhão de botânica do Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma). O evento integra a agenda de comemorações dos 70 anos do Museu de Biologia Professor Mello leitão. A mostra esteve recentemente esteve em cartaz no Shopping Vitória.
estarão em evidência 78 obras, a exposição fica em cartaz até o dia 08 de setembro. A entrada é gratuita.
O ativista e produtor cultural Rogério Dalmonech co-organizador do evento em Santa Teresa, diz que a exposição é organizada premiada artista plástica Ângela Gomes, importante nome da Arte Naif da atualidade no Estado. Rogério conta que foi uma surpresa saber que a grande expoente da literatura de nosso estado, Vigínia Tamanini, famosa pelo romance “Karina” é também um expoente da arte naif. “Pensando nisso o projeto tomou novo rumo e adicionamos uma merecida homenagem à ilustre escritora, a Mostra terá na recepção uma sala especial denominada “A Pintura Primitiva de Virgínia Tamanini” com as pinturas naifs da artista e exemplares da obra literária e uma linha do tempo com a história de vida, arte e cultura da artista”.Explica.
A mostra internacional é uma realização da prefeitura de Santa Teresa em parceria com o Inma e a Academia de Letras e Arte de Santa Teresa (Aleast), Ateliê Ângela Gomes Art Naif, com o apoio da Associação Pestalozzi de santa Teresa.
Arte na Educação
Para um melhor aproveitamento da exposição está em andamento um projeto pedagógico “Arte na Educação” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa, a ação cumpre uma importante tarefa sócio educativa e visa oferecer a rede pública e privada de ensino, além de instituições sociais, ações que irão enriquecer a experiência cultural dos professores e estudantes com a participação da pintora naif Ângela Gomes e outros artistas, além de atividades lúdicas educativas para os alunos que terão visitas guiadas, exibição de documentário e oficinas inspiradas no universo artístico, com foco no estilo naif.
Arte Naif
A palavra naif vem do francês que significa ingênuo ou inocente. Compreende todo produto artístico de natureza pueril que demonstra uma criatividade autêntica baseada na simplificação de elementos a níveis espontâneos, puros, coloridos e calorosos.
Henri Rousseau (1844-1910), um pintor autodidata, foi o precursor da arte pictórica naïf, quando expôs suas obras no “Salão dos Independentes” na França, em 1886. A tela “Um anoitecer de Carnaval” (Un soir de Carnaval – 1886), chamou a atenção de vários artistas modernistas da época, dentre eles Pablo Picasso (1881-1973).
Por conseguinte, essa expressão artística, muitas vezes chamada de arte primitiva moderna, é permeada por imagens do cotidiano, retratadas de modo a lembrar de desenhos infantis, dada a espontaneidade e pureza.
Dessa maneira, esses artistas renunciam às regras instituídas para a pintura simplesmente porque não tiveram acesso a elas e, por esse motivo, resolveram os problemas estéticos e as dificuldades técnicas sem o auxílio daquelas normas.
Dos tempos mais remotos até os dias atuais, inúmeros artistas, expoentes dessa arte, se destacaram: Henri Rousseau (França), Pilar Sala (Argentina), Adrie Martens (Holanda), Nadia Senyczak (Bélgica), Angeles Camacho (Espanha) e do Brasil, Ronaldo Mendes, Heitor dos Prazeres, e Cardosinho, entre tantos outros.
fonte: https://www.todamateria.com.br/arte naif/
CONTATOS DA PRODUÇÃO:
Produtor da Mostra: Rogerio Dalmonech
(27) 9 9964 – 8402
ORGANIZAÇÃO E CURADORIA:
Ângela Gomes
(27) 9 9978 – 1001