SlideTurismo

Santa Teresa sedia XV Congresso Brasileiro de poetas e trovadores

Santa Teresa é sede do XV Congresso Brasileiro de Poetas e Trovadores que acontece de 15 a 18 de novembro.
O evento realizado pela Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (Aclapt), Prefeitura Municipal de Santa Teresa e Academia de Letras e Artes de Santa Teresa (Aleast), comemora em 2018, o Ano Celina Rodrigues e o Ano do Trovador Eno Teodoro Wanke (o Papa da trova).
Durante os 3 dias de evento haverá: Concurso de trovas, concurso de poesias, concurso da rainha e princesa dos poetas trovadores, varal de poesias, exposições, shows musicais, apresentações culturais, homenagens, recitais de cordel, documentários, palestras, premiações, visitas às escolas e passeio turístico, sarau poético, seresta, troveata, danças, mesas redondas, outorgas, debates e missa em trovas.
A abertura do evento acontece às 18h do dia 15 com uma apresentação Artística, composição da mesa diretora, execução dos Hinos: Nacional, do Estado e de Santa Teresa e a homenagem ao “Ano Celina Rodrigues”.
O evento contará ainda com concursos relâmpagos de trovas, lançamento de
aproximadamente 20 livros de autores capixabas e brasileiros, apresentações de dança sênior para a terceira idade e show do cantor e compositor Carlos Bona que estará lançando o CD “Poemas Musicados” feito em parceria com poetas da Academia de Letras de Vila Velha e convidados. O evento é totalmente
gratuito e aberto a participação popular, sendo que o interessado só preenche uma ficha de Inscrição na hora, caso tenha interesse em receber um certificado de participação com carga horária de 32 horas.
Segundo o Presidente da Academia de Poetas Trovadores, Clério José Borges,
“Trovador é uma palavra derivada do latim, acusativo singular de trobaire (poeta), do verbo trobar (inventar, achar), e seu conceito plenamente estabelecido pois é um poema de quatro versos setessilábicos (sete sílabas poéticas) com rima e sentido completo.” Clério explica: “Todo trovador é poeta, mas nem todo poeta é trovador, pois nem todos os Poetas sabem metrificar, ou seja, fazer o verso medido.” Conclui.
A presidente da Academia de Letras e Artes de Santa Teresa (Aleast), Cleusa Fardin, diz que é um evento inédito que vai mexer com os artistas do município. “Destaque para o dia de sábado (17) onde, a exemplo do que acontece na Festa do Imigrante, o Comércio vai receber e interagir com os artistas, com apresentações diversas e trovas com a participação da Banda do Circolo Trentino”. Explica.
De acordo com o prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro, Esse congresso de trovadores vai trazer para a cidade muita gente importante e deve incentivar a produção artística cultural do município com a participação das crianças, professores e as secretarias de educação, agricultura e turismo trabalhando juntas a fim de realizar da melhor maneira possível para abrir as mentes de nossos jovens.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408