CulturaSlide

Sarau Cultural no Santa Catarina

Por Larissa Bandeira

A escola Santa Catarina realizou no dia 30 em seu auditório, o II Sarau Cultural. Esse ano o tema foi “Pele negra. Sonho negro. África e Brasil: literatura, memória, música e história.”
Teve apresentações de dança, recital de poemas, musicas afro. Os alunos apresentaram performances de músicas africanas e tradições como Maculelê.
“Trazer para dentro da sociedade o senso de respeito e cuidado com o outro é uma das metas do projeto”, é o que explica a diretora Rosiele Khelly Corteletti. “A escola tem um cuidado grande em trabalhar com os alunos, várias leituras com diferentes cenários, e com a chegada da professora Elisa para comungar conosco esse projeto, veio acrescentar à própria filosofia da escola.” Conta.
A professora Elisa Alves fala do objetivo do projeto. “Trabalho com língua portuguesa, que trabalha mais habilidade, que conteúdo. Ela é muito vasta! Então para mim é a chance de desenvolver expressividade, gerar sensibilização para causas socialmente importantes e incentivar o conhecimento do texto e história ao mesmo tempo. As pessoas que frequentam essa escola têm uma classe social um tanto privilegiada e às vezes não percebem a exclusão que algumas ações geram. Então, o Sarau Cultural tem a intenção de plantar nos estudantes o pensamento de atitudes mais inclusivas”. Explica.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408