Secretário premiado de Vivácqua
O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Atílio Vivácqua-ES, Marcio Menegussi Menon, conquistou inúmeros prêmios nos últimos anos aplicando métodos e técnicas de captação e aproveitamento da água.
Márcio venceu o Prêmio Biguá de Sustentabilidade e o Prêmio Farol do Bem, por três anos consecutivos. Em 2018 a secretaria abordou o tema: “Água da nossa comunidade” que é um programa de recuperação de nascentes, em 2019 o foco foi a limpeza da cidade com o objetivo de transformar a visão e hábitos dos cidadãos, com campanhas, palestras e oficinas de reutilização de resíduos, limpeza da cidade, gincanas e feiras e em 2020 Menegussi conquistou para a secretaria, mais um prêmio, “Barraginhas e Cochinhos em curvas de nível”. que também foi contemplado no Prêmio Desafio de Inovação – Campanha Nacional de Combate à Erosão, realizado pela FAO, SBCS, Sociedade Brasileira de Ciências do Solo, Embrapa e MAPA, Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento.
O agricultor e técnico da Embrapa, Luciano Cordoval Barros fala do trabalho do secretário “Em Outubro de 2018, o secretário de Meio Ambiente Márcio Menegussi, veio até a Embrapa de Sete Lagoas para participar de uma capacitação sobre Barraginhas, juntamente com outros 10 municípios capixabas, passando aqui dois dias. retornou outras três vezes e a capacitação continuou a distância via recursos da Internet. As redes sociais são testemunhas com postagens de seus trabalhos nos dois últimos anos, 2019 engrenando e acelerando em 2020, intensivo e presencial no campo, assim Marcio introduziu e passou a dominar juntamente com seus operadores de máquinas e com a adesão em massa dos agricultores, as duas tecnologias sociais, Barraginhas e cochinhos, ambas para captar água de chuvas e recuperar áreas degradadas. O sucesso de seus trabalhos refletiram em 2020 nessas três premiações. Os prêmios de Marcio, fazem parte dos prêmios de “segunda geração”, ou seja, conquistados pelos clones treinados/capacitados pela Embrapa e que fizeram “residência em Barraginhas” presencial e a distância com o autor e coordenador do projeto Barraginhas por mais de 2 anos”. Explica.