Seguindo a tradição entre folhas e sementes
Aberta ao público desde o dia 04, a 2ª Exposição de Presépios de Santa Teresa, vai até o dia 26 de dezembro. Os visitantes poderão votar até o dia 17, e ajudar a eleger os 3 melhores trabalhos que serão premiados. Os vencedores serão divulgados no dia 18.
Ao visitar, leve um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo para ajudar as famílias do município.
Apresentamos com orgulho a artesã cachoeirense Cleumar Albano Cardoso que utiliza fibras naturais, de bananeira e milho, folhas secas, serragem, sementes e outros.
Em conversa com a redação do STN, Cleumar disse que achou a ideia maravilhosa, pois desperta nas pessoas o espírito natalino.
STN – O que representa o natal pra você?
Cleumar – O Natal tem um sentido muito forte em minha vida. Me lembro que quando pequena, em nossa casa, a minha mãe tinha um presépio de gesso que era uma relíquia para nós. Montar e desmontar aquele presépio era um ritual, tinha o dia de montar e o dia de desmontar, que era o dia de santos Reis. Ela falava de cada personagem contando a história do nascimento de Jesus. Ela declamava um poema que contava do princípio ao fim o nascimento de Jesus. Era mais ou menos assim: Em humildes estrebaria, Jesus os olhos abrindo, alegre ficou sorrindo com o doce olhar de Maria…e assim por diante. Hoje tenho 60 anos e minha mãe 85, sou artesã há mais de 30.
STN – O que te motivou participar?
Cleumar – O que me motivou participar do concurso foi o fato de que em 2017 participei do projeto do Sebrae Brasil Original onde apresentei meu trabalho e foi escolhido anjos e santos e são apresentados no catálogo do artesanato capixaba