GeralSlide

 Segurança de Santa Teresa e região em debate

Comissão da Ales debate nesta quinta (14), a segurança de Santa Teresa, São Roque do Canaã, Itarana, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. 

A Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, realiza audiência pública na próxima quinta-feira (14) para debater a proteção, o patrulhamento e o serviço de investigação na região de Santa Teresa. O evento acontece a partir das 18h30, na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Teresa.

A comissão é presidida pelo deputado estadual Delegado Danilo Bahiense (PL) e vai debater os temas de segurança relacionados aos municípios de Santa Teresa, São Roque do Canaã, Itarana, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina.

De acordo com Bahiense, uma das preocupações dos moradores dessa área da região serrana é o aumento dos homicídios. “Na comparação dos meses de janeiro a agosto de 2022 e de 2023, houve queda nas mortes violentas em Santa Teresa, passando de três para dois casos. Mas em Santa Maria de Jetibá, por exemplo, esse número dobrou, indo de três para seis ocorrências letais. Então, precisamos verificar o que houve, para apresentarmos as devidas respostas à comunidade”, explicou o presidente do colegiado.

WhatsApp-Image-2023-06-01-at-07.08.02-300x225  Segurança de Santa Teresa e região em debate
Um dos atuais e maiores problemas relacionados à segurança é o tráfico de drogas em Santa Teresa e região que tem se intensificado nos próximos anos.

Outra preocupação, segundo o deputado, são os furtos a residência. “Santa Teresa é um município muito pacato, com pouco mais de 22 mil habitantes, mas há recorrentes furtos a residência. De janeiro a julho, foram sete casos, sem contar aqueles que deixaram de ser notificados. Nossos produtores rurais sempre alertam sobre os problemas de incidentes criminosos no campo”.

O parlamentar também lembrou os crimes ambientais. Levantamento recente realizado no Fórum de Santa Teresa indica que seis de cada 10 processos por lá estão relacionados com esse tipo de delito. “Se torna um desafio a mais para nossas polícias, para a promotoria e também para a Justiça. Zelar pelo meio ambiente é também proteger diversas vidas”.

A Comissão de Segurança está realizando audiências públicas itinerantes por todo o Estado, com o objetivo de ouvir as principais demandas dos moradores. Nestas reuniões, além dos parlamentares, participam representantes das forças de segurança, da Justiça, do Ministério Público e da sociedade civil.

Serviço

Audiência pública Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa

Quando: 14 de setembro (quinta-feira)

Horário: 18h30

Local: Câmara de Vereadores de Santa Teresa. Rua Darly Nerty Vervloet, 434, Santa Teresa

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408