Segurança é fundamental…
Por Marcelo Domingos Neto
Recentemente a Kaspersky, gigante empresa de AntiVirus revelou em uma pesquisa que a adesão massiva ao home office fez disparar os ciberataques aos sistemas de acesso remoto no Brasil. Os ataques de força bruta (Brute Force Attacks) direcionados ao Remote Desktop Protocol ou Protocolo RDP (protocolo utilizado na ferramenta de conexão de área de trabalho remota nativa do Windows) passaram de uma média diária de 402 mil em fevereiro para mais de 1,7 milhões em abril, um crescimento de 333% em dois meses.
Um ataque de força bruta a um computador basicamente se dá através de um aplicativo que faz milhares de combinações de senhas por minuto até encontrar o usuário e senha corretos para invadir o equipamento.
O Brasil também foi alvo de mais de 60% dos ataques identificados pela Kaspersky em abril na América Latina. O segundo país mais atingido foi a Colômbia, com 11,9 milhões de ataques, seguido por México (9,3 milhões), Chile (4,3 milhões), Peru (3,6 milhões) e Argentina (2,6 milhões).
Porém o protocolo RDP não é o único que se encontra vulnerável às ameaças dos cibercriminosos. No final do ano passado, os investigadores da Kaspersky encontraram 37 vulnerabilidades em quatro implementações de VNC (Virtual Network Computing), outro protocolo popular de acesso remoto (muito utilizado em Linux).
Na Edição 024 do Jornal STN, apresentamos duas ótimas ferramentas que cumpre bem o papel de conectar ambientes de trabalhos remotamente e ambos utilizam o Transport Layer Security ou Protocolo TLS, contendo regras criptográficas cuja função é conferir segurança para a comunicação e transferência de dados, protegendo a confidencialidade de todas as informações entre dois canais que se comunicam.
Portanto não é só comunicar o computador da sua casa com o computador da sua empresa, utilizar as ferramentas adequadas é essencial para manter sua produtividade e acima de tudo fundamental para proteção de suas informações.