GeralSlide

Separar os Resíduos é uma atitude de Saúde

Quando falamos em resíduos sólidos, estamos nos referindo àquilo que antes se chamava lixo. Todo material resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Os resíduos sólidos gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia. em outras palavras, tudo é reciclável e pode voltar à cadeia produtiva.

STN-035 Separar os Resíduos é uma atitude de Saúde

Evandro Seixas

Jornalista e ambientalista com especialidade em Gestão de Resíduos e elaboração de Planos de Gestão de Resíduos de empresas e localidades. http://pt.gravatar.com/seixasbare

Coleta Seletiva

Como-funciona-uma-usina-de-triagem-de-lixo Separar os Resíduos é uma atitude de Saúde

Ao Separar os resíduos, estamos promovendo os primeiros passos para sua destinação adequada, permitindo assim, várias frentes de negócios e oportunidades e geração de saúde coletiva e individual como: 

A reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado;  melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.

Erradicação da diarréia e diminuição das doenças relacionados à água e a diminuição dos vetores causadores de doenças como ratos, baratas, moscas, etc.

Todas essas frentes e benefícios só são possíveis se houver a participação do consumidor final, a disposição espontânea do consumidor de ser de fato o principal e decisivo ator de transformação em direção a um modelo de sociedade mais limpa, justa e inclusiva.

Acabamos de ver o quanto é importante para nós cidadãos Teresenses, dar esse importante passo rumo a uma nova sociedade, uma nova mentalidade,

Um novo mundo para nós. O mundo desenvolvido, das cidades civilizadas, dos países desenvolvidos. Santa Teresa é reconhecida como cidade de vanguarda nas questões ambientais, mas acredito que esse conceito só se consolida com a vivência da separação do resíduo orgânico do reciclável. Este é o ponto chave de entendimento da sustentabilidade, o verdadeiro desenvolvimento, a evolução do Homem e da sociedade por inteiro.

Os catadores de materiais recicláveis são priorizados na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), no acesso aos recursos e o Governo Federal estimula os municípios a implementarem a coleta seletiva com a participação de cooperativas ou associação de catadores de materiais recicláveis, constituída por pessoas de baixa renda. Também prioriza a participação dos catadores nos acordos previstos para viabilizar a logística reversa.

O que é reciclável?

download Separar os Resíduos é uma atitude de Saúde

É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.

Por exemplo: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.

Lixo Domiciliar

Como separar o lixo seco do lixo úmido?

Em dois recipientes diferentes deve separar de um lado restos de comida e do outro as embalagens de produtos em geral, tais como vidros, papel, PET, latas e etc.

Por exemplo, na fração seca poderão ser destinadas embalagens de produtos de limpeza, latas de bebidas em alumínio, latas de alimentos em aço, papel, garrafas PET, embalagens de vidro, dentre outras embalagens.

Na fração úmida, poderá ir, por exemplo, restos de alimentos, resíduos de banheiro, e os não recicláveis.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408