Meio Ambiente

Simbioma deste ano será online

Realizado tradicionalmente em Santa Teresa, O Simpósio sobre Biodiversidade da Mata Atlântica (Simbioma), esse ano, excepcionalmente acontecerá online nos dias 20 a 24 de julho. Nesta que é a IX edição, o tema será “Mata Atlântica: Domínio Transdisciplinar”. As inscrições estão abertas e a programação completa pode ser acessada no site do evento http://sambio.org.br/simbioma

Ana Carolina Loss e Haissa Caitano

Devido ao avanço da pandemia covid-19, o evento que tradicionalmente é realizado presencialmente na cidade de Santa Teresa, acontecerá de maneira 100% online entre os dias 20 a 24 de julho. Este novo formato vai permitir que mais pessoas participem do evento, encurtando as distâncias e aproximando os interessados de diferentes parte do país, para enriquecer ainda mais o debate científico.

Para esta edição online, as tradicionais apresentações de pôster foram substituídas por vídeos curtos de 3 minutos que serão exibidos durante a programação do evento. As submissões de resumos foram prorrogadas até o dia 10 de junho, ou até o limite máximo de 110 resumos ser atingido.

A palestra de abertura será realizada pela professora Dra. Maria Auxiliadora Drumond, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e terá como tema “Transdisciplinaridade e Conservação: lições do Cerrado para a Mata Atlântica”. Todo ano o Simbioma elege uma espécie símbolo, este ano a espécie escolhida foi a abelha uruçu-negra que será tema da palestra do pesquisador Dr. Antônio Freire de Carvalho do Inma.

IX Simbioma

O Simpósio sobre Biodiversidade da Mata Atlântica (Simbioma) é um evento científico anual organizado pela Associação de Amigos do Museu de Biologia Mello Leitão (Sambio) e o Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma). Este ano temos 21 palestrantes de diferentes partes do país, a nona edição do evento terá como tema “Mata Atlântica: Domínio Transdisciplinar” e pretende abordar tópicos importantes sobre conservação, saúde, sustentabilidade e interface homem-ambiente na Mata Atlântica, sob a perspectiva de diferentes disciplinas.

O evento conta com palestras, mesas redondas, concurso de fotografia e ilustração científica, além de 11 opções de minicursos para os participantes se aprofundarem em assuntos específicos como fotografia, educação ambiental, animais atropelados entre outros.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408