Sítio Santa Luzia distribui 1000 mudas de Ipê na semana do meio ambiente
Mil mudas de Ipê de 4 espécies, serão distribuídas na praça Duque de Caxias em Santa Teresa durante a semana de meio ambiente. A iniciativa partiu das famílias do Sítio Santa Luzia em parceria com o ambientalista Nilton Broseghini. Os proprietários dizem que esta é a primeira de muitas ações de distribuição de mudas que o Santa Luzia pretende promover.
No sábado 08 de junho, o Sítio Santa Luzia vai distribuir 1000 mudas de Ipês das espécies amarelo, branco, rosa e roxo, a ação vai acontecer na praça Duque de Caxias em Santa Teresa. Almecyr Dalla Bernadina, diz que essa é a primeira de muitas ações de reflorestamento que os proprietários do Sítio Santa Luzia pretendem realizar.
Almecyr diz que após a compra da propriedade em 2014 a primeira providência foi a retirada do eucalipto e reflorestar a nascente que havia secado. “Compramos 6 hectares, utilizamos menos de um para construir nossas casas, e estamos reflorestando o restante, retiramos 8500 pés de eucalipto e plantamos cerca de 3500 mudas de árvores nativas da mata atlântica, pedi permissão ao vizinho para recuperar a área em volta da nascente e dentro de 4 anos o fluxo da água aumentou muito, antes demorava 8 horas para encher uma caixa de mil litros, hoje leva 10 minutos, é impressionante”. Explica.
José Martins de Oliveira conta que ao chegarem já começaram a reflorestar e hoje já colhem os frutos. “A nascente que estava agonizando, hoje têm água abundante, os animais aparecem de todos os lados, é impressionante a variedade de pássaros, alguns que pensávamos que nem tinha por aqui, como a araponga e a siriema, reflorestar foi nosso mais gratificante investimento, até 200 pés de laranjas, abandonamos o cultivo e deixamos que fosse incorporado naturalmente à floresta.”. conta.
Nilton Broseghini diz que a volta dos animais é fruto do trabalho de plantio das frutíferas. “Eles vêm para comer essas frutas que foi plantadas para eles mesmos, nossa palavra chave é “envolvimento” somente envolvendo pessoas em ações concretas de plantio, podemos sensibilizar as pessoas na educação ambiental. Aqui no Sítio Santa Luzia as ações foram além do previsto, a vontade deles de plantar me abriu caminho para envolver mais pessoas, escolas e empresas, aqui plantar árvores virou mania”.Explica o mestre.
Juçara Elisabeti Rassele diz que conhecer Nilton Broseghini, foi o encontro da Luva com a mão, Ele têm a nobre missão de plantar árvores e nós decidimos plantar também. Foi a fome com a vontade de comer, “Com uma semana que estávamos aqui começamos a derrubar o eucalipto, a partir daí começamos uma ação de reflorestamento contínuo, até hoje já plantamos 3500 mudas nativas, neste processo estiveram envolvidos escolas, empresas e instituições diversas como o Centro Educacional Leonardo Da Vinci, Escola Santa Catarina, Frederico Pretti, Ifes de Colatina e várias empresas do ramo ambiental que cederam seus funcionários.
O homem de meio milhão de árvores
Sem dúvida um dos maiores plantadores de árvores do Brasil, Nilton Broseghini, têm sido protagonista no plantio de árvores nativas em todo o estado, Todos os dias uma só preocupação, plantar e documentar o plantio. Além das ações de reflorestamento onde envolve escolas e demais instituições, o ambientalista faz de sua vida a missão de educar para o meio ambiente, suas ações cotidianas em palestras, criação de viveiros, coleta de sementes fazem de sua vida uma inspiração para muitos. Para Broseghini a chave para o sucesso na educação ambiental está no envolvimento das pessoas e instituições. Nossa homenagem a esse nosso herói, discípulo de Augusto Ruschi, patrimônio dessa terra livre e progressista.