Surpresa na festa da arte em Santa Teresa
Por Seixas Baré Fotos de Dila e Paula Scaquete
Sucesso de crítica no maior sarau do Espírito Santo, o Poetize-se 2023 encantou os presentes nas duas noites dedicadas à arte, MPB, poesias, esculturas, interpretações, lançamento de livros, ballet, canto lírico, participação das escolas no evento e a entrega do Prêmio Virgínia Tamanini.
A arte esteve em evidência em grande estilo no Sarau de Poesia e Música de Santa Teresa nos dias 14 e 15 com apresentações dos vencedores do concurso de poesia realizado nas escolas municipais. Também se apresentaram poetas, escultores, cantores e dançarinos.
Destaque para a apresentação de ballet da dançarina Bianca Bortolotti, a voz da adolescente Maria Emilia Meirelles, a escultura de Maria Vieri, a incomparável voz de Elisa Alves e a incrível voz do tenor Inarley Carletti que também foi um dos homenageados da noite, recebendo a estatueta do prêmio Virgínia Tamanini em reconhecimento ao seu relevante trabalho à frente da Cia Allegro no resgate da cultura tradicional italiana através da música e teatro.
Lançamento de Livros
Estiveram apresentando suas inéditas obras os escritores Carlos de Faria (O Tesouro dod Imigrante), Alessandra Marques (O melhor amigo), Waldyr Loureiro (Vacine-se contra Golpes), Melquisedeque Borré (Poesias do Vale) e Angela Rassele Corteletti (Terra dos Colibris).
Prêmio Virgínia Tamanini
Noite de gala para os contemplados com o prêmio de Incentivo à Cultura Virgínia Tamanini. Na categoria Homem Público o Eminente Dr. Antônio Angelo Zurlo, recebeu das mãos do ex-prefeito Claumir Zamprogno, na Cultura Tradicional Cícero Toffoli recebeu a estatueta das mãos da Sra Myrian Loureiro, na categoria Expoente musical o presidente da Câmara Municipal Bruno Araújo entregou o prêmio para Elisa Alves.. Em Artes Visuais, Myrian Loureiro recebeu a estatueta das mãos do escritor Melquisedeque Borré, já na categoria Patrocinador Cultural, Jurema Tonini recebeu a homenagem das mãos do vereador Renato Cosmi. O prêmio Destaque nas Letras, Angela Rassele Corteletti recebeu das mãos dos organizadores Girlene e Evandro, em Pesquisas Acadêmicas, o escultor Nilson Camizão entregou o prêmio para Angela Rassele representando a subsecretária Marcia Rodrigues, e na categoria Destaque Rogério Dalmonech recebeu das mãos da poetisa Maria Rampinelli, e o prêmio especial da noite foi para o maestro Inarley Carletti, entregue pelo chefe de gabinete João Paulo Angeli.
O escultor Nilson Camizão afirmou que o Poetize-se, é o evento de arte mais genuíno do Espírito Santo. “Arte pela arte, estão de parabéns os organizadores pela terceira edição desse evento que não encontra paralelo nesse conceito de popularizar a arte, levar para o público a arte não contaminada pelo comercial, senti falta do público jovem, as escolas poderiam ter mais participação”. Pontuou.
Uma das organizadoras do Evento Meiriane Saldanha diz que o grande diferencial do Poetize-se 2023, foi o engajamento das escolas no concurso de poesia “Santa Teresa, 150 anos, berço da imigração italiana no Brasil” que visa preparar a comunidade para a comemoração dos 150 anos da cidade que acontece em 2024. “Um dos objetivos do nosso evento é congregar a arte popular, tradicional e erudita na mesma ágora, e incentivar a produção artística através das apresentações. Depois de nossa avaliação, vamos planejar o próximo para que o público esteja mais confortável em um ambiente mais aconchegante.” Afirma.