CulturaSlide

“Terra Almejada” vence o concurso de poesias sobre a imigração

A escolha dos poemas premiados aconteceu na noite de ontem (27) pela Comissão Analisadora Poetize-se composta por 7 poetas. 27 poemas foram analisados. 3 foram escolhidos para receber a estatueta Virgínia Tamanini no dia 14 de julho no Sarau Poetize-se que acontece na quadra de esportes ao lado da secretaria de turismo e cultura de Santa Teresa.

Eleito para o primeiro lugar, o poema “Terra Almejada” de Clara Emanuelly da EMEFM Ethevaldo Damazio, o segundo lugar ficou com o poema “Fuga” de Izabella Andrade da EMEFM Vale de Tabocas e em terceiro ficou o poema “Ítalo Teresa” de Anna Luíza da escola Ethevaldo. Todos os estudantes participantes do concurso, irão receber um lindo certificado.

WhatsApp-Image-2023-05-05-at-20.39.57-300x225 “Terra Almejada” vence o concurso de poesias sobre a imigração
A poetiza Maria Cecília Sancio Loss durante uma palestra na EMEFM Paulino Roncon no distrito de Caldeirão

A organização do Poetize-se 2023 em parceria com a secretaria de educação de Santa Teresa lançou este ano um concurso de poesia com o tema: Santa Teresa, 150 anos  da Imigração Italiana no Brasil, para o 9º ano das 5 escolas da rede de ensino municipal. Cada turma participou com 3 poemas. A largada foi dada em maio com uma comissão formada por poetas e professores que fizeram uma incursão pelas instituições de ensino do município, levando o convite e a mensagem sobre o tema. Participaram do concurso as escolas municipais: EMEIEF Paulino Rocon, EMEIEF Vale de Tabocas, EMEIEF Sebastião José Pivetta, EMEF Antônio Valesini e EMEF Professor Ethevaldo Damazio. Ao todo 27 poemas participaram da competição.

A poetisa Edite Angeli diz que o Sarau Poetize-se é muito importante para a cultura de Santa Teresa e que todos os estudantes merecem o prêmio.  “O Poetize necessita ser incentivado para o bem de nossa cultura, parabéns aos estudantes que irão receber o prêmio e a todos que tiveram a coragem de escrever palavras tão lindas e tão preciosas, pois cada sílaba tem seu valor poético”. 

A poetisa Maria Cecília Sancio Loss, disse que a ideia de envolver as escolas no fazer da arte, foi uma ideia incrível. “Quero parabenizar cada poeta que se dignou a escrever, que foi ousado e lançou sua marca, sua contribuição para a história e a compreensão dela. Passei muitos dias lendo e relendo todos os poemas e confesso que foi muito difícil escolher pois todos estavam maravilhosos, ninguém fugiu ao tema, mas lançaram várias óticas, novos olhares retrospectivos e futuros sobre nossa história. Para mim todos merecem prêmios, todos incríveis”. Afirmou Cecília. 

O estudante e poeta Kaio Félix diz que foi um desafio a escolha. “Em geral, posso dizer que foi difícil. Cada texto apresentava fortemente a personalidade de quem o escreveu, tornando-os assim únicos. Meus parabéns aos vencedores e digo aos demais participantes que não venceram desta vez, não se preocupem, pois os textos foram muito bem lidos e apreciados. Em breve, terão novas oportunidades, que poderão levar vocês aos céus”. Incentivou.

 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408