Trato com obras de arte dos colatinenses gera polêmica
Fonte: Redação DDC News
Foto: Nilo Tardin
O Diário Digital Capixaba publicou no dia 14 uma matéria onde denunciava o descaso com as obras esculpidas pelo artista Nilson Camizão que compunham o corredor cultural na Praça do Sol Poente em Colatina.
Na matéria o Diário afirma que a Prefeitura de Colatina destruiu o Corredor Cultural para dar lugar a um ponto de ônibus.
As obras estavam tombadas no canteiro sem qualquer proteção, critério ou acompanhamento do poder público. Os artistas locais ficaram estarrecidos diante do trato com os ícones da literatura brasileira.
O cinegrafista Ignácio Pedruzzi pelas redes sociais repudiou o ato. “Pegou mal. Indiferente de quem é o prefeito, faltou consideração com os bustos porque são pessoas que estão ali retratadas; Se fosse em país civilizado como o Japão, ia ter até ritual de remoção e guarda das obras. Muito chato isso”, disse Ignácio.
A matéria trás um parágrafo importante. “Cada prefeito que entra em Colatina, despedaça uma parte da área doada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) nos anos 90. A destinação por lei é clara e exclusiva, um espaço voltado à cultura e lazer”. Foi retalhada aos poucos, pela fila de prefeitos sem noção de futuro. área de circulação e de sonhos, num piscar de olhos virou Sesc, Senac, Fórum, Promotoria de Justiça e agora Terminal de Ônibus, a pá de cal da lúdica pracinha prontinha para embalar o lazer, a ternura da crianças e do trabalhador e sua prole nos raros momentos de paz. A Praça do Sol Poente morreu”.
Ao diário a PMC respondeu. “A Prefeitura Municipal de Colatina informa que não houve em momento algum descaso, muito menos desrespeito aos homenageados no chamado corredor da cultura. Para a implantação das vias de acesso ao terminal, os bustos foram transferidos de local e como são em peso excessivo, é necessário um veículo especial para transportá-los com todo o cuidado eles foram retirados e estavam no chão aguardando esse translado para o novo local, que já vem ocorrendo no dia de hoje, 14 de dezembro, conforme a foto anexa. Não houve danos.
saiba mais: