CulturaSlide

Um pouco sobre a saudosa Guarda Mirim

Por Seixas Baré

Na busca de resgatar a história da Guarda Mirim “Os Colibris” de Santa Teresa, encontramos Luciano da Silva, 38 anos, que nos contou com detalhes, um pouco sobre esta iniciativa. “Nasci em Aracruz, eu meu irmão gêmeo e o irmão mais velho, chegamos aqui no ano de 1985. Éramos bem pequenos, fomos parar no orfanato daqui de Santa Teresa, Lar Manoel Valentim, onde hoje funciona a Pestalozzi”.

WhatsApp-Image-2020-01-29-at-22.33.24-1024x577 Um pouco sobre a saudosa Guarda Mirim

A Guarda Mirim aqui na cidade foi criada pelo prefeito Waldyr Loureiro no início da década de 90 em preocupação com as crianças do orfanato. “A maioria das crianças faziam parte da Guarda Mirim e lá aprendemos muita coisa: educação, marcenaria, tivemos disciplina. O sargento Henrique que hoje está no amazonas, era triatleta, um exemplo para toda Santa Teresa e para todos que fizeram parte da guarda.

A Guarda Mirim tinha o intuito de facilitar, e de dar o melhor para as crianças, formar elas, tem profissionais hoje na prefeitura que entrou lá como guarda mirim e está trabalhando lá até hoje. Tínhamos disciplina e educação moral, na verdade a Guarda Mirim formou bons cidadãos, era exemplo para outros municípios, que copiaram a ideia na época, exemplo da Guarda Mirim de Fundão e Colatina, onde fizemos desfile de abertura da criação da Guarda Mirim de lá.

WhatsApp-Image-2020-01-29-at-22.33.25-1024x596 Um pouco sobre a saudosa Guarda Mirim

Essa época foi tão bom para Santa Teresa, foi tão bonito de ver. Era tão legal estar lá, ser guarda mirim, até hoje, tem gente com 38, 40, 42 anos que têm orgulho de um dia ter feito parte da Guarda Mirim. Os jovens eram preparados para o primeiro emprego, tinha disciplina, tinha profesor particular da própria Guarda, era o reforço escolar, tratamento odontológico, inclusive eu tive meu primeiro emprego, como auxiliar da odontologia na Câmara de Santa Teresa aos 15 anos. Para se ter ideia, uma vez eu estava andando de bicicleta na calçada (era menino ainda) e a secretária chamada Vanessa, que hoje é ainda funcionária da prefeitura, passou de carro e me viu e disse “Para a diretoria agora!” e eu tive que ir lá na diretoria. Tínhamos que ser exemplo para os outros.

Lembro dos muitos desfiles que realizamos em outros lugares. Ordem Unida, éramos como soldados da aeronáutica. Inclusive o sargento era da aeronáutica, que dava a ordem unida para gente, soldados mirins, era uma verdadeira escola militar. Eu fiquei lá dos 9 anos até os 18 anos”. Relembra Luciano.

WhatsApp-Image-2020-01-29-at-22.33.23-724x1024 Um pouco sobre a saudosa Guarda Mirim

Mariana Angeli Denicoli, A tia Mariana, tutora da garotada, diz que a época da Guarda Mirim foi o tempo mais marcante de sua vida e onde não só educou, mas aprendeu muito também, se lapidou como ser humano e adquiriu um espírito jovem que têm até hoje. “Foi um tempo maravilhoso, tenho orgulho de ver que todos os que participaram da Guarda Mirim, hoje são pessoas bem educadas e bem formadas e o vínculo entre nós continua para sempre”. Contou.

O advogado Waldyr Loureiro, filho do prefeito que criou a Guarda, diz que tem saudades dessa época. “Minha mãe sempre nos falava que se os governos não dessem atenção às crianças, o futuro do país seria comprometido. Pautada nessa concepção, ela e meu pai, implantaram a Guarda Mirim Os Colibris, cujo trabalho social impactou Santa Teresa, pois várias crianças tiveram a oportunidade de desenvolverem atividades culturais, físicas, intelectuais, ecológicas e cívicas. Diversos ex-guardas mirins atualmente me abordam com muito carinho e relatam como aquele trabalho foi importante para a vida deles”. Explicou.