GeralSlide

Usina de lixo – Má disposição pode provocar contaminação da água

Por Seixas Baré

O acúmulo de resíduos na Central de Reciclagem e Tratamento de Resíduos Sólidos de Santa Teresa pode causar contaminação do manancial próximo do local de transbordo. De acordo com a denúncia feita por moradores próximos da “usina” a secretaria de meio ambiente está depositando lixo orgânico até na beira da lagoa que está cerca de 40 metros do galpão onde os resíduos recebem a triagem. O mal cheiro pode ser sentido à distância.

WhatsApp-Image-2020-04-23-at-16.49.32-12-1024x576 Usina de lixo - Má disposição pode provocar contaminação da água

Os problemas gerados pelo descarte inadequado de lixo, na maioria dos casos, se caracterizam como agressões ambientais e como uma questão sanitária quando contamina a água. Quando descartados de modo inadequado, determinados tipos de resíduos infiltram pelo solo e podem contaminar a terra e os lençóis freáticos que abastecem as bacias hidrográficas, poluindo o meio-ambiente e água que consumimos no dia-a-dia.

O acúmulo de resíduos ou armazenados de modo inadequado podem gerar a proliferação de pragas e vetores de endemias e colocar em risco a saúde pública.

WhatsApp-Image-2020-04-23-at-16.49.32-2-576x1024 Usina de lixo - Má disposição pode provocar contaminação da água

O morador A.M.S que forneceu apenas as iniciais com medo de retaliação, Diz que a “usina de reciclagem, sempre funcionou sem obedecer a legislação. “Isso só traz prejuízos ao turismo local, uma cidade com o aspecto sujo não atrai turistas. Quem visita a nossa cidade quer encontrar um lugar limpo e digno das belezas naturais que temos a oferecer”. Pontua.

O jus ambientalista Carlos Humberto de Oliveira diz que  poluição do solo consiste em qualquer mudança na natureza ou na composição da terra decorrente do seu contato com produtos químicos e resíduos sólidos ou líquidos. “Esse tipo de poluição é perigoso porque pode tornar a solo inútil e infértil, além de gerar riscos à saúde dos humanos, dos animais e das plantas. A contaminação se dá principalmente pelo acúmulo de lixo, chamados de resíduos sólidos urbanos em áreas de transbordo ou irregulares de descarte nas zonas rurais.

WhatsApp-Image-2020-04-23-at-16.49.32-576x1024 Usina de lixo - Má disposição pode provocar contaminação da água

O empresário rural Edimar Hermógenes que há mais de 10 anos lutou para que houvesse um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para a instalação da central de reciclagem, diz que a própria prefeitura promoveu a construção de moradias próximo da usina. “Minha opinião ainda é a mesma, têm que se fazer um EIA/Rima e um estudo de viabilidade econômica de uma usina de reciclagem para uma cidade de 24 mil habitantes”. Explica.

O ex vereador Leomar Caetano diz que o maior perigo é o chorume chegar ao lençol freático. “Jamais poderia estar acontecendo um acúmulo de lixo nesse local, as pessoas usam poços, têm que se fazer um estudo para ver se o lençol já não está contaminado. Outra coisa que causa indignação é a falta de um plano ou projeto para corrigir esse dano ambiental gravíssimo que diz respeito à saúde das pessoas e vetores de muitas doenças”. Aponta.

Tentamos contato com a secretaria de meio ambiente de Santa Teresa por email, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408