SlideTurismo

Vem aí o III Intest

O festival acontece na Casa da Cultura entre os dias 9 a 18 de Novembro. 4 companhias estarão se apresentando: Rizzo Companhia de Teatro de Santa Teresa e Grupo Teatral Emir em Cena do Rio Grande do Sul, Coxayuyo Espetáculos Cômicos do Chile e La otra Vuelta Artes Escénicas da Argentina. A entrada é franca.

O III Intercâmbio Internacional de Teatro de Santa Teresa que acontece de 9 a 18 de novembro na casa da cultura reúne esse ano, quatro companhias de teatro sendo duas do Brasil, Rizzo Companhia de Teatro de Santa Teresa e Grupo Teatral Emir em Cena do Rio Grande do Sul, Coxayuyo Espetáculos Cômicos do Chile e La otra Vuelta Artes Escénicas da Argentina. Os grupos apresentam os gêneros drama, comédia e comédia apocalíptica. Os espetáculos são de classificação livre, exceto o argentino, que é proibido para menores de 14 anos. A entrada é franca para todos os espetáculos que variam de 30 a 60 minutos.
O ator e diretor Flavio Spiess, organizador do evento, diz que está muito feliz com os resultados deste festival. “Em todas as edições do Intest, os grupos de fato entenderam a proposta do evento, que é de intercâmbio, amizade e humildade. Os grupos entenderam de que não estamos falando de uma espécie de “competição” (bem comum em festivais). Espero que esse clima de intercâmbio continue e cresça, e que cada vez mais a proposta do Intest fique clara. É pra isso que luto.” Afirma. Flávio também conta que o intercâmbio está crescendo e que já tem grupos no Cadastro de Reserva para 2019. “É um número bem considerável. unnamed-300x198 Vem aí o III IntestTanto que, se todos viessem, não haveria necessidade de contactarmos novos grupos para o 4° Intest 2019. Claro que é comum a desistência de algum grupo por questões financeiras e/ou por falta de apoio. Neste caso, sempre conversamos com novos grupos, estudamos os seus trabalhos e conversamos também sobre o interesse em trocas de experiências.” Explica.
A Rizzo Companhia de Teatro começou oficialmente no dia 05 de Março de 2012 com a chegada de Spiess em Santa Teresa. Começou com uma oficina de teatro pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura na qual se destaca o grande interesse do secretário Marcelo Anacleto, que na época fez questão de implementar as aulas. Flávio afirma que Anacleto deu o “pontapé inicial” para que tudo acontecesse. “Hoje além das oficinas oferecidas gratuitamente pela Secretaria, temos o Intest que é o único festival internacional do estado do ES, e claro, temos mais projetos vindo por aí.” Avisa.
O prefeito Gilson Amaro disse que o Intest têm o apoio da prefeitura. “Santa Teresa é uma cidade turística, e a cultura desses jovens é muito importante, têm nosso apoio. Eventos como esse têm que ser valorizados, para que voltem outras vezes e o intercâmbio venha sempre a melhorar. Nossa cidade recebe hoje muitos visitantes, têm se destacado na culinária e têm bons hotéis e esperamos que esse seja o terceiro de muitos que ainda devem acontecer”. Afirmou.