GeralSlide

Vereador sugere corte nos salários do prefeito e Edis da Câmara

O vereador Gregório Venturim encaminhou ao protocolo da prefeitura, Câmara e ao Comitê Intersetorial, 12 sugestões de medidas emergenciais de enfrentamento da crise causada pelo coronavírus em Santa Teresa. Entre as medidas, o corte de 50% no salário do prefeito, vice e dos vereadores.  “Vamos tirar a mão do estado do bolso do contribuinte”. Disse.

O vereador elogiou o trabalho das escolas no uso do whatsapp para encaminhar as atividades aos alunos. “Muito positivo” Disse.

O Edil disse ter estudado todos os decretos expedidos pela prefeitura desde o início da pandemia, referentes às escolas, à feira, suspensão de horas extras e extensão de cargas horárias. Disse ainda ter visitado o HMRP,  acompanhando as medidas de enfrentamento do vírus, como aumentar o número de respiradores, até mais de 20 unidades.

0dfd01b2-97cb-4193-ac3a-dcb4304c7727 Vereador sugere corte nos salários do prefeito e Edis da Câmara
A cidade não tem obedecido o confinamento, poucos usando máscaras. nunca houve controle das entradas na cidade e nem das pessoas nas ruas.

Eis as 12 medidas:

1ª – Redução de 50% dos salários do prefeito, vice prefeito e vereadores por 3 meses,  “Acho que o exemplo deve vir de cima, o remédio é amargo, mas quem tá lá em cima têm que dá o exemplo. Se tiver que diminuir o número de vereadores para o próximo ano a gente diminui, mas vamos dar o exemplo, Vamos fazer alguma coisa pelo município

2º – Isenção do IPTU e isenção de taxas, para protocolar qualquer coisa têm pagar. 

 “Vamos tirar a mão do estado do bolso do contribuinte” 

3º – Isenção de ISS para os próximos 3 meses como também de licenciamentos, vamos deixar o povo produzir e construir. 

4ª –  Prorrogação dos prazos de vencimentos de documentos, validades de alvarás, passar mais para a frente, e isenção na renovação desses alvarás, ajudar a quem dá emprego.

5ª – Contenção de gastos, Sugiro diminuir ou cessar os lanchinhos na prefeitura e na Câmara e parar com o uso abusivo de marmitex. Vamos fechar a torneira. 

6ª –  parar com o uso indevido de veículos; Dizem “É legal,usar o carro para ir pra casa e voltar!”, é legal mas é imoral, esse momento que estamos vivendo está batendo em nossa cara! dizendo que isso não existe, temos que ser eficiente, com gestão de boas práticas, cortar o uso de veículos públicos para secretário ir e voltar com a gasolina paga pelo povo.

7ª – Aumentar o número de cestas básicas. Têm pessoas fazendo campanhas de arrecadação na cidade. A prefeitura aproveitar que tá chegando dinheiro do governo, vamos comprar alimentos pois está aumentando o número de vulneráveis. 

8ª – Merenda escolar – Qual a função da merenda escolar? alimentar as crianças, muitas crianças estão comendo mal nesse período, têm que dar destino aos recursos que temos da merenda escolar, nem que tenha que comprar esses alimentos, potencializando nossa economia e entregar para as nossas crianças.

9ª – Aumentar a rede de cuidados com nossos idosos, e os de grupo de risco, que são maiores vítimas, trazendo terapia ocupacional, atividades físicas, incluí-los no cotidiano.

10ª – Corte de 50% nas “Gratificações” o remédio é amargo e têm que ser para todos nesses 3 meses, para não faltar para o salário integral 

11ª – Compra de medicamentos essenciais de uso crônico e contínuo, como para diabetes, pressão e Colesterol. O ministro disse que as indústrias de medicamentos vão parar, portanto vamos manter um estoque desses medicamentos, efetivar logo a compra para não faltar lá na frente.

12ª – Cuidar de nossos profissionais de saúde. Agentes comunitários, de controles de endemias, médicos, enfermeiros, dentistas, cuidar do psicológico, das emoções,  aproximar os psicólogos e psiquiatras para que o pelotão de frente não tenha baixas.

“Tudo isso que eu tô falando pode mudar de repente, as coisas mudam e devemos ir nos atualizando e construindo as coisas conjuntamente”. Concluiu.