Virgínia Tamanini é escolhida para patronesse da AHBLA
Ícone da cultura capixaba, Virgínia Tamanini foi escolhida como patronesse da cadeira 90 da Academia Hispano-Brasileña De Ciencias Letras Y Artes (AHBLA) pela confrade Myrinha Vasconcellos
De acordo com a capixaba sócio fundadora da AHBLA Myrinha Vasconcellos, a escolha de Virginia Tamanini para patronesse da cadeira 90, não é sem mérito. “Escolhi como patronesse desta cadeira, a notável capixaba Virginia Gasparini Tamanini por ser uma escritora, poetisa, , teatróloga, artista plástica, pianista, uma incrível mulher, indiscutivelmente à frente de seu tempo. Segundo minha família, dona Virginia era filha de um casal que tinha uma fazenda em Itapina/ES, e o meu avô paterno foi colono dos pais da sra. Virginia. Em 1964, uma tarde quando retornava do colégio, ouvi o som do meu piano e ao entrar em casa vi que minha mãe estava recebendo a visita de dona Virginia Tamanini, acompanhada da sua filha Norca Tamanini e da minha tia, Zuleima de Vasconcellos, ambas muito amigas. Na ocasião nos presenteou com o romance “Karina”, autografado.
A partir desse dia ela passou a visitar nossa casa pois morávamos perto, no Centro de Vitória. Era raro o dia que, ao retornar do colégio, não me encontrava com a escritora Virgínia. Chamava a atenção aquela mulher sempre bem vestida elegante, fina, educada, cabelos muito bem penteados. Cumprimentava a todos, muito atenciosa, falava pausadamente – muito fina. Dª Virgínia Tamanini era dona de um jeito clássico de ser.
Ao escolher a patronesse da cadeira 90 da AHBLA, defini que era necessário ser alguém do meu estado e gostaria que fosse uma mulher. Vivendo há mais de 8 anos em Brasília, como palestrante internacional, entendo que devo levar o nome do meu Estado do Espírito Santo, para além mar. No próximo ano, o primeiro aniversário da AHBLA, será comemorado em Barcelona-Espanha, em evento que serei uma das conferencista, e onde quer que eu vá levarei o honroso nome dessa escritora, teatróloga, artista plástica, romancista, até pelo fato da ligação histórica de nossas famílias. Estudando os feitos de Virgínia Tamanini, essa mulher fantástica, percebi a grandeza de sua atuação no Estado do Espírito Santo. Tenho muita satisfação em ocupar a cadeira 90, que leva o nome dessa mulher apaixonante e memorável”. Concluiu Myrinha Vasconcellos.
Mais uma capixaba reconhecida internacionalmente
Diplomada em abril em Conselheiro Lafaiete MG, pela Academia Hispano-Brasileña de Ciencias, Letras Y Artes (AHBLA), uma confraria de escritores brasileiros e espanhóis, como membro fundador, Myrinha tomará posse no dia 17 de agosto ás 19h, no Centro Municipal de Eventos (Cemur) de Taboão da Serra-SP. Na mesma noite, a confrade receberá a Comenda Euclydes da Cunha, especialmente desenhada para acadêmicos de feitos incomuns, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cultura.
A solenidade de entrega da comenda contará com a presença de Janaína Cunha, bisneta de Euclides da Cunha.
Myrinha Vasconcellos
Brasileira, nascida na ilha do mel – Vitória/ES. Morou 31 anos no Rio de Janeiro, atualmente reside há mais de 08 anos em Brasília/DF, é fotógrafa, pianista, palestrante internacional, Artista plástica, Bacharel em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, estudou Engenharia Econômica e Direito. Pós-graduada em Marketing com ênfase em Criatividade. Pós-graduada em Previdência Complementar. Especialização em Previdência Complementar em Bruxelas/Bélgica e Mestrado em Gestão de Negócios.Conselheira Deliberativa suplente da ANAPHAB Associação Nacional dos Ex-Empregados do BNH Participantes de Planos de Previdência. Adesguiana do Ciclo de Estudos de Política e Estratégia Turma/1994, realizado pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Delegacia no Estado do Espírito Santo – ADESG/ES. Assessora da ADESG/ES. Recentemente obteve a certificação ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, expedida pelo Instituto Leila Navarro. Embaixadora da Integral Woman Global no Distrito Federal. Acadêmica Fundadora da Academia Hispano-Brasileña de Ciências Letras Y Artes (AHBLA).